Serviço Geológico do Brasil atualiza comportamento da cheia no Sudeste

Serviço Geológico do Brasil atualiza comportamento da cheia no Sudeste

Mais dois municípios de MG entram em cota de inundação nesta terça-feira

O Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM) está monitorando as cheias que atingem a região sudeste. Mais dois municípios de Minas Gerais devem atingir a cota de inundação na tarde desta terça-feira, 11/01. Na bacia do rio das Velhas, o município de Jequitibá acaba de atingir a cota de inundação, às 13h, superando 11,80m. Em Santo Hipólito, falta menos de 10 cm para o rio transbordar. Isso deve ocorrer próximo às 18h, ao superar 7,50m, de acordo com o último boletim.

 

No norte de Minas os municípios na calha do rio São Francisco que já inundaram apresentam tendência de subida de níveis nas próximas horas. Pirapora entrou nesta madrugada em cota de inundação, somando-se aos municípios de Pedras de Maria da Cruz, São Francisco e São Romão.

 

De acordo com o último boletim, na bacia do rio Doce, o número de municípios inundados com previsão para os rios continuarem subindo reduziu. Em Minas Gerais estão em cota de inundação e com tendência de elevação dos níveis nas próximas horas. Governador Valadares, Tumiritinga, Galiléia, Resplendor, Conselheiro Pena, Aimorés e Baixo Guandu.

 

Na parte da bacia que compreende municípios do estado do Espírito Santo, Linhares e Colatina ultrapassaram a cota de inundação e devem continuar subindo. A previsão é que o rio Doce ultrapasse 7 metros em Colatina nas próximas horas.

 

Neste final de semana, fortes chuvas causaram a elevação rápida dos rios das bacias hidrográficas do Doce, Muriaé, Pomba, Velhas e do São Francisco. Os dados completos e atualizados sobre a atual situação de todas as estações de monitoramento podem ser consultados no SACE. Os dados de monitoramento e previsão são enviados aos órgãos de Defesa Civil por meio de boletins extraordinários. Os dados hidrológicos utilizados nos boletins são provenientes da Rede Hidrometeorológica Nacional de responsabilidade da Agência Nacional de Águas (ANA), operada pelo SGB-CPRM e demais parceiros.