Programação do Festival de Verão UFMG começa na próxima semana

Programação do Festival de Verão UFMG começa na próxima semana

Com reflexões sobre a Semana de Arte Moderna, evento prevê palestras, rodas de conversa, homenagem a Jaider Esbell e apresentação de danças urbanas

 

Na próxima semana, de 9 a 12 de fevereiro, começa o 16º Festival de Verão da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com uma programação inteiramente gratuita e on-line, que poderá ser vista por todo o Brasil por meio do canal Cultura UFMG, no YouTube. Com o tema Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna, a edição de 2022 comemora o centenário da Semana de Arte Moderna com reflexões sobre as contribuições, contradições e desdobramentos que o movimento proporcionou ao país. Mais informações em www.ufmg.br/festivaldeverao.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento será totalmente on-line pelo segundo ano consecutivo, prevendo três palestras, quatro rodas de conversa, além de uma homenagem e uma apresentação de danças urbanas.

A abertura do Festival será no dia 9 de fevereiro, quarta-feira, às 19h, quando a professora da Escola de Belas Artes Lúcia Pimentel conduzirá uma homenagem ao artista indígena Jaider Esbell, falecido em 2 de novembro passado. Na ocasião, o público poderá assistir novamente à palestra Rever Makunaíma, que foi proferida pelo artista da etnia Macuxi em 2021, durante o 53º Festival de Inverno UFMG.

Nuances do modernismo

Após a abertura do Festival na quarta-feira, 9 de fevereiro, o público poderá acompanhar a programação que prevê três palestras, quatro rodas de conversa e uma apresentação de danças urbanas. Às 20h acontecerá a primeira roda de conversa sobre as ressonâncias da Semana de Arte Moderna no cenário contemporâneo, com os professores da UFMG Nísio Teixeira, do departamento de Comunicação, Roberto Said, do departamento de Letras, e Maria Angélica Melendi, do departamento de Artes Plásticas. A mediação será feita pela coordenadora do festival, Mônica Ribeiro, que também é diretora-adjunta de Ação Cultural da UFMG e professora do departamento de Belas Artes.

O que ficou de fora da Semana? é a pergunta que o festival propõe aos seus convidados no segundo dia do evento. Na quinta-feira, 10 de fevereiro, especialistas e pesquisadores refletirão sobre os grupos, as comunidades e os modos de fazer que não foram contemplados pela Semana de Arte Moderna de 1922, como as artes negra e indígena. Marcada para às 19h, a palestra Psicanálise literária: o campo do fora será guiada por Ayanne Sobral, psicanalista e doutoranda em Literatura e Cultura pela UFBA, que conversa com Lucia Castello Branco, professora dos programas de Pós-graduação em Letras da UFMG e de Pós-graduação em Literatura e Cultura da UFBA.

Em seguida, às 20h, na mesma linha temática, a roda de conversa será com os professores Eduardo de Jesus, do departamento de Comunicação da UFMG; José Newton Coelho Meneses, do departamento de História, e Ricardo Aleixo, poeta, artista visual, ensaísta e pesquisador, além de autor de livros premiados no Brasil e no mundo. A mediação será feita pelo diretor do Centro Cultural UFMG, Fabrício Fernandino.

Na sexta-feira, 11 de fevereiro, o célebre Manifesto da poesia pau-brasil, escrito por Oswald de Andrade em 1924, inspirará um dia dedicado a se pensar as emergências culturais no contexto sócio-político contemporâneo. “Ver com os olhos livres”, uma das máximas presentes no documento, é interpretada aqui como a possibilidade de se praticar e fruir a cultura com base na alteridade e na diversidade. Às 19h acontecerá a palestra Modernismos: uma questão de memória, com a poeta, tradutora e professora do departamento de Letras da UFMG Vera Casa Nova. Em seguida, às 20h, acontecerá uma roda de conversa com a pianista Ana Cláudia de Assis, professora da Escola de Música da UFMG, com o professor Marcos Alexandre, do departamento de Letras, e com Gabriela Guerra, artista, pesquisadora e doutoranda em Educação pela UFMG.

Para o último dia, 12 de fevereiro, o Festival terá como tema a multiplicidade de saberes que constituem o campo de conhecimento das artes. Às 18h acontecerá a palestra Sobre beleza e possibilidades de salvar o mundo, com o professor Maurício Campomori, do departamento de Projetos da Escola de Arquitetura da UFMG.

Em sequência, às 19h, o público poderá acompanhar uma roda de conversa de mesma temática, com os professores César Guimarães, da Pós-graduação em Comunicação da UFMG, Sônia Queiroz, do departamento de Letras, e Edgar Kanaykõ Xakriabá, pertencente ao povo indígena Xakriabá de Minas Gerais, mestrando em Antropologia na UFMG, artista e fotógrafo, com atuação livre na área de etnofotografia. A mediação será de Fernando Mencarelli, diretor de Ação Cultural da UFMG e professor na Pós-Graduação em Artes e na Graduação em Teatro.

Encerramento

Para o encerramento do 16º Festival de Verão UFMG, às 20h30, haverá a exibição do vídeo-documentário MEC-MOVIMENTO EM CENA, com o intuito de ampliar e aprofundar a mostra coreográfica Direito à cultura nas quebradas, realizada em 2021 pelo 15º Festival de Verão UFMG. Idealizada por Celo Mendes, o vídeo conta com a concepção coreográfica de 14 artistas potentes, plurais e ativos na cena das danças da Grande BH.

Programação

9 de fevereiro (quarta-feira)

18h30: Solenidade de abertura oficial

19h: Homenagem a Jaider Esbell, com Lucia Pimentel, e reapresentação da palestra Rever Makunaíma, de Jaider Esbell

20h: Roda de conversa Ressonâncias da Semana de Arte Moderna

10 de fevereiro (quinta-feira)

19h: Palestra Psicanálise literária: o campo do fora

20h: Roda de Conversa com Eduardo de Jesus, José Newton Meneses e Ricardo Aleixo

11 de fevereiro (sexta-feira)

19h: Palestra Modernismos: uma questão de memória

20h: Roda de conversa com Ana Cláudia de Assis, Gabriela Guerra e Marcos Alexandre

12 de fevereiro (sábado)

18h: Palestra Sobre beleza e possibilidades de salvar o mundo

19h: Roda de conversa com César Guimarães, Edgar Kanaykõ e Sônia Queiroz

20h30: Vídeo-documentário MEC – MOVIMENTO EM CENA

Sobre o Festival

Criado em 2007, o Festival de Verão UFMG é realizado anualmente pela Diretoria de Ação Cultural. A iniciativa visa oferecer ao público e à cidade de Belo Horizonte um vasto e significativo programa cultural durante as férias de verão.  A proposta é reconhecer e promover o processo de interação dinâmica entre cultura e educação.

O Festival será transmitido pelo canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube. A programação é aberta e oferecida gratuitamente ao público.

Acompanhe o Festival de Verão UFMG

No Instagram: festival_ufmg

No Facebook: festivalufmg

No Twitter: @festivalufmg

 

Serviço:

16º Festival de Verão UFMG – Culturas em movimento: olhares da UFMG sobre a Semana de Arte Moderna

Data: 9 a 12 de fevereiro

Onde: YouTube – youtube.com/culturaufmg