Maternidade Odete Valadares convoca doadoras de leite humano

Maternidade Odete Valadares convoca doadoras de leite humano
Referência em Minas, banco que atende prematuros da própria unidade e maternidades parceiras no estado faz apelo para reposição de estoque

Com 35 anos de atuação, o Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares (BLH/Mov) é referência em Minas Gerais. O serviço – que já distribuiu quase 130 mil litros de leite a mais de 50 mil bebês prematuros, nascidos não só na Mov, mas em todo o estado – vive um momento de atenção em relação aos estoques.

Isso por que, historicamente, é nessa época do ano que a unidade passa por uma queda no quantitativo de leite captado. “A reserva está abaixo do ideal para atendimentos aos prematuros. Muitas das nossas doadoras se ausentam no início do ano, por conta do período de férias”, explica a coordenadora do serviço, Maria Hercília Barbosa.

“Por isso, fazemos um apelo às mães que estejam amamentando e saudáveis: entrem em contato com o Banco de Leite da Mov e cadastrem-se como doadoras. Todo o processo é muito tranquilo. As orientações são passadas por telefone e a nossa equipe busca o leite na residência da doadora, sem que ela precise se deslocar”, destaca Hercília.

Benefícios

A coordenadora do BLH/Mov ressalta ainda a importância do leite materno para todos os bebês – especialmente para os doentes ou prematuros, em unidades de terapia intensiva e de cuidados intermediários neonatais. “Entre tantos outros benefícios, o leite fornece anticorpos necessários para o fortalecimento do sistema imunológico dos recém-nascidos. Protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias, além de diminuir o risco de hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade”, enumera.

Hercília garante que todo o processo de doação é muito seguro e deve ser estimulado, mesmo em tempos de pandemia. “Temos a RDC 171 de 2006, que regulamenta o funcionamento dos bancos de leite humano em todo o país e é rigorosa em relação ao controle de qualidade. Toda mãe que possua exames de pré-natal negativos e atualizados pode ser doadora. A mulher que contraiu covid-19 e já tenha se recuperado, passado o período de isolamento de 15 dias, pode doar seu leite sem problemas”, afirma.

O cadastro para doação de leite pode ser realizado pelo telefone (31) 3298-6008 ou 3337-5678.

Serviço

Responsável pela realização de cursos de manejo clínico do aleitamento materno e pelo monitoramento e assessoria técnica de todos os BLHs e postos de coleta do estado, o Banco de Leite da Mov realiza coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição de leite humano pasteurizado, além de atendimento pediátrico, psicológico e nutricional.

Mães com dificuldade para amamentar também podem procurar o BLH/Mov. O serviço oferece orientações gratuitas sobre aleitamento e cuidados com a mama.

Serviço

Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares

Local: Avenida do Contorno, 9.494, Barro Preto – BH.

O BLH/Mov atende pacientes externas apenas com agendamento por telefone. O atendimento externo é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Foto: Criador JGI/Jamie Grill Crédito: Getty Images/Tetra images RF