Dupla do SENAI-MG conquista ouro e vai competir na China

Dupla do SENAI-MG conquista ouro e vai competir na China
Equipe de Jardinagem e Paisagismo de Barbacena foi campeã nacional nas Olimpíadas do Conhecimento

Ouro para Minas! A dupla Laércio Martins de Melo e Thiago Aparecido Oliveira da Silva, do SENAI-MG em Barbacena, competiu em Jardinagem e Paisagismo na semana passada, em Brasília (DF), e conquistou o primeiro lugar nacional durante seletiva para a WorldSkills Shanghai 2022. Por essa razão, o duo disputará o título mundial na cidade chinesa.
A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo e reúne os melhores alunos das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul. Entre os dias 14 e 18 deste mês, os dois alunos do SENAI Barbacena CFP Olavo Machado apresentaram o projeto paisagístico desenvolvido por eles (veja aqui) na capital federal e sagraram-se campeões nacionais. A prata ficou para Abner Alves Gomes e José Arthur Menahem, do Distrito Federal.
Laércio lembra que, devido à pandemia de Covid-19, ocorreram muitos adiamentos nos últimos dois anos na seletiva. Mesmo assim, ele conta que a dupla mineira manteve o foco até a realização do sonho. “Sempre fomos disciplinados taticamente, seguindo as orientações de nosso treinador e, com muita garra, determinação e foco fizemos um trabalho incrível, que reflete a competência da nossa equipe do SENAI Barbacena”, disse.
“Conseguimos agregar todos os conhecimentos adquiridos até a seletiva para aplicar na prova e o resultado não poderia ter saído melhor. Valeu cada gota de suor e cada momento de dedicação ao treinamento. Fiquei muito feliz por ter desenvolvido esta prova em alto nível do início ao fim”, afirmou Thiago.
Ambos relataram estarem preparados para a disputa internacional, na China – o que deve ocorrer ainda em outubro deste ano. “Estou muito confiante e preparado para aprender e aprimorar meus conhecimentos nessa nova etapa do treinamento para o mundial. Vou dedicar cada minuto a esse projeto para que alcancemos mais um êxito na etapa mundial em Shanghai”, declarou Thiago.
“Nós, integrantes da delegação mineira, temos nosso diferencial, que é o trabalho em equipe. Essa capacidade, aliada à competência e dedicação, faz as coisas darem certo! Vamos usar nossas habilidades e diferencial pra continuarmos focados e treinando muito pra fazer dar certo como sempre e voltar novamente pra casa com um título tão importante quanto foi esse da etapa nacional”, completou Laércio.
Jardinagem e Paisagismo
O profissional atuante em Jardinagem e Paisagismo deve saber projetar, instalar e manter jardins e patrimônios paisagísticos (privados e públicos), entre outros. Além disso, deve estar apto a desenvolver esquemas inovadores e criativos, em harmonia entre homem e natureza.
WorldSkills
A WorldSkills é a maior competição de educação profissional do mundo, que acontece a cada dois anos. A última foi em Kazan, na Rússia. Ela reúne jovens qualificados de todo o mundo, há mais de 65 anos, que são selecionados em disputas de educação profissional.
Apenas os melhores alunos das Américas, Europa, Ásia e África e Pacífico Sul disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do comércio. Na competição, os brasileiros têm se destacado, tradicionalmente, como os melhores do mundo em Soldagem, Tornearia CNC, Joalheria, Manufatura Integrada e Mecânica de Refrigeração.

Para o SENAI, incentivar a educação profissional significa especializar os trabalhadores, melhorando o desenvolvimento do país, gerando emprego e renda, e uma indústria mais forte.

Conteúdo – Jornalismo
FIEMG – Federação das Indústrias de Minas Gerais