Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) oferece cursos gratuitos de robótica, artes visuais e fotografia para alunos de escolas públicas

Escola Livre de Artes Digitais (ELAD) oferece cursos gratuitos de robótica, artes visuais e fotografia para alunos de escolas públicas
Inscrições acontecem de 14 a 30 de março, e as atividades são para adolescentes de 13 a 17 anos; haverá auxílio transporte para os estudantes selecionados 

A Escola Livre de Artes Digitais (ELAD), idealizada pela Associação Move Cultura, abre as inscrições para os cursos de design gráfico, fotografia, artes visuais, entre outros, a partir do dia 14 de março. A novidade na grade curricular, neste ano, é o curso de robótica. Para participar, o adolescente deve estar matriculado em uma escola pública de Contagem, cidade metropolitana de Belo Horizonte, e ter entre 13 e 17 anos. As inscrições seguem até o dia 30/03.

As oficinas ofertadas pela ELAD serão realizadas em três locais: Casa Criativa (rua Monsenhor Bicalho, 263, Eldorado) e nas Escola Municipais Coronel Antônio Augusto Diniz Costa (rua Vicente dos Santos, 295, Bernardo Monteiro), Eli Horta Costa (rua Profa. Neuza Rocha, 406, Centro), Pedro de Alcântara (rua Padre Antônio Vieira, 463, Jardim Industrial) e CRAS Parque São João (rua Um, s/n, Parque São João). Os estudantes selecionados terão auxílio transporte.

Nesta edição, a Escola Livre de Artes Digitais é viabilizada por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente de Contagem e conta com o apoio das empresas RHI Magnesita, BB Seguros, Equinox Gold, Hotmart, Arteris e Copasa. De acordo com Rafael Aquino, coordenador de projetos da Move Cultura, as ações para este ano foram ampliadas e haverá um maior número de adolescentes atendidos. “Oferecemos capacitações que dialogam com o dia a dia dos adolescentes, por isso que, a cada edição, novos cursos vão sendo incorporados ao projeto. Neste ano, a novidade é o curso de robótica. Outros cursos foram sendo implementados a partir da demanda apresentada pelos próprios jovens”, destaca o mobilizador social.

O objetivo principal da ELAD, conforme destaca Aquino, é oferecer formação nas áreas culturais e tecnológicas para adolescentes das escolas públicas do município de Contagem (MG) e potencializar um espaço de formação permanente, por meio de um programa de ensino focado nas artes digitais, reunindo tecnologia de ponta. Além dos cursos já citados, como design gráfico, fotografia e artes visuais, estão na grade do projeto as oficinas de desenvolvimento web, desenvolvimento de aplicativos mobile e audiovisual. Ao todo, 200 adolescentes serão contemplados nas ações.

Os cursos ofertados pela Escola Livre de Artes Visuais têm carga horária de 40 horas/aula, tendo a emissão de um certificado de conclusão para àqueles que atingirem o mínimo de 75% de aproveitamento. A ELAD conta ainda com o Núcleo de Referência, Pesquisa e Produção (NRPP), que é um espaço dedicado à experimentação e incubação de projetos. Ele tem como objetivo estimular o desenvolvimento de soluções eficazes para a comunidade e a atividade empreendedora. Os alunos que concluírem as formações do projeto estarão automaticamente inseridos no NRPP. “Haverá ainda trocas de experiências com profissionais de renome no mercado. Os convidados vão falar sobre sua trajetória profissional e sobre as oportunidades existentes no mercado, que demanda pelas habilidades que os jovens estão adquirindo com os cursos da ELAD”, frisa Aquino.

As inscrições poderão ser feitas nas próprias escolas onde os cursos serão realizados (veja abaixo). Para os demais cursos, elas devem ser feitas no site da MOVE CULTURA. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail: contato@movecultura.org.br ou pelo telefone (31) 98413-6548.

Fotos: Move Cultura

FELIPE PEDROSA – JORNALISTA/ASSESSOR DE IMPRENSA
Jornalista especializado em cinema e assessoria de imprensa
Colunista/Blogueiro de Cultura no Trem Pra Fazer