Secretaria de Meio Ambiente realiza plantio de mudas, serviços de limpeza e manutenção no Parque do Eldorado

Secretaria de Meio Ambiente realiza plantio de mudas, serviços de limpeza e manutenção no Parque do Eldorado

A Secretaria de Meio Ambiente, por meio das superintendências de Políticas Ambientais e de Praças, Parques e Jardins, promoveu nesta terça-feira (15/3), um plantio de restauração de nascente no Parque Ecológico Thiago Rodrigues Ricardo ou, como é mais conhecido, Parque Ecológico do Eldorado, com a participação da  Comissão de Meio Ambiente, do Conselho da Regional Eldorado.

Para o plantio no local foram escolhidas mudas de Espada de São Jorge, Grama Amendoim, entre outras plantas típicas de mata ciliar, pois são espécies que auxiliam na preservação do curso d’água e ajudam na composição do paisagismo do parque.

Segundo a superintendente de Políticas Ambientais, Sirlene Almeida, o plantio irá ajudar na proteção e preservação do entorno da nascente.  Em janeiro deste ano, uma obra de transposição foi executada na rua Paineiras, desviando  o curso da nascente que minava na via para dentro do parque e a retirada de esgoto que transbordava há muitos anos, contaminando os cursos d’água no local.

“Com essas intervenções, atendemos uma demanda antiga da população e também contribuímos com a preservação da água daqui do parque, que vai para Córrego do Ferrugem e, consequentemente, para o Ribeirão Arrudas”, afirmou.

O empresário e cabeleireiro, Eduardo Mamede Trad de Oliveira, o Dudu Fashion, participou da ação, ele que faz parte da comissão de Meio Ambiente do Conselho da Regional Eldorado destacou a importância da participação da população na preservação dos espaços verdes da cidade e como ações como essa contribuem na conservação do meio ambiente em todo o município.

“A Semad está realizando um trabalho muito importante e necessário em Contagem, e nós, sociedade civil, devemos trabalhar com a Secretaria, para que, cada dia mais, possamos contribuir com um futuro melhor para nossa cidade. Trabalhamos pensando no futuro, protegendo nossas nascentes, nossa fauna e flora”, disse.

Sirlene convidou a população para participar do lançamento do Projeto “Sarau Ecológico”, que será realizado no domingo (20/3) no Parque Ecológico Eldorado, das 8h às 12h. O evento marca a comemoração do Dia Municipal do Cuidador de Nascentes e o início das atividades da Semana da Água, que acontecerá de 20 a 24/3. “Esse projeto é um espaço de manifestações sociais, artísticas e culturais. Nosso objetivo com essa ação é promover a consciência ambiental por meio da arte, com músicas, dança, poesia, oficinas, entre outras atividades”, informou.

Manutenção 

A Superintendência de Praças, Parques e Jardins, da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando em todo município, serviços de  limpeza, poda, capina, varrição e manutenção nas praças e parques. As intervenções estão previstas no novo contrato de manutenção das praças, parques, jardins e áreas verdes do município, firmado pela Semad no mês de fevereiro. Esta semana, um dos locais que está recebendo os serviços é o Parque Ecológico Eldorado.

De acordo com gerente de Parques e Jardins da Semad, Rafael Mendes, as intervenções estão sendo realizadas para melhorar a qualidade física do espaço, dando mais conforto para os frequentadores do local. “Estamos realizando a limpeza e manutenção de rotina do parque todo, que é tão querido por todos, para promover à população um espaço de lazer limpo e agradável para ser frequentado”, destacou.

Além dos serviços de limpeza, será realizada a manutenção da trilha suspensa, com a substituição das tábuas danificadas e melhoria dos brinquedos do parquinho infantil.

Repórter:  – Foto: Elias Ramos/PMC