Turismo no Lago de Furnas e Peixoto pauta audiência na ALMG

Turismo no Lago de Furnas e Peixoto pauta audiência na ALMG
Além de discutir a criação de um plano estratégico, também vai ser abordada a garantia do uso múltiplo das águas

Debater a necessidade de criação de um plano de desenvolvimento estratégico do turismo dos Lagos de Furnas e de Peixoto, no Sul do Estado. Esse é um dos objetivos de audiência de convidados que a Comissão Extraordinária de Turismo e Gastronomia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) vai realizar nesta quinta-feira (17/3/22).

A reunião, solicitada pelo presidente da comissão, deputado Mauro Tramonte (Republicanos), vai ocorrer às 16 horas, no Auditório José Alencar. Em vídeo exibido no site do parlamentar, ele visita o Lago de Furnas e destaca a importância de levar o turismo para a região. “Continuaremos o nosso trabalho para mais emprego e renda”, afirmou o deputado.

Mauro Tramonte ressalta ainda, no site, que a audiência vai tratar da relevância do Lago de Furnas e de Peixoto para o desenvolvimento do turismo no Estado e que, na ocasião, haverá a apresentação de estudo coordenado por grupo de trabalho da Associação Comercial e Empresarial de Minas (ACMinas).

Impacto da tragédia de Capitólio

O Lago de Furnas, conhecido como o “mar de Minas”, abrange o município de Capitólio, onde uma rocha se desprendeu de um paredão e caiu sobre lanchas, matando dez turistas, em janeiro deste ano. Desde então, essa localidade está fechada e a expectativa é que haja a reabertura ainda neste mês.

Em fevereiro, a Prefeitura de Capitólio contratou uma equipe de geólogos da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) para analisar o risco de novos acidentes e estabelecer regras para a reabertura da área interditada.

Além disso, o município, em parceria com o Governo de Minas e várias entidades, lançou o programa “Reviva Capitólio – Viva o Mar de Minas” com intuito de resgatar com segurança as atividades turísticas da região, que sofre com a queda no setor, que é o principal gerador de emprego e renda das cidades às margens do lago.

Garantia do uso múltiplo das águas

Outro objetivo da reunião, conforme o parlamentar, é abordar o cumprimento da Emenda à Constituição 106, de 2020, que acrescenta ao Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição do Estado o artigo 84-A.

O artigo estabelece que ficam tombados, para fins de conservação, o Lago de Furnas e o Lago de Peixoto, localizados na Bacia Hidrográfica do Rio Grande, devendo seu nível ser mantido, respectivamente, em, no mínimo, 762 e 663 metros acima do nível do mar, de modo a assegurar o uso múltiplo das águas, notadamente para o turismo, a agricultura e a piscicultura.

Deputados cobram o cumprimento dessa cota mínima, o que vinha sendo questionado em âmbito federal.

“Como presidente da Comissão de Turismo e Gastronomia, promovi várias ações, como encaminhamento de requerimentos à Agência Nacional de Águas para que a cota mínima das represas de Furnas e Peixoto fossem alcançadas para o uso múltiplo das águas, sendo importantíssimo para a manutenção e expansão de diversas atividades econômicas que podem ser realizadas no local”, enfatizou Mauro Tramonte.

Para a reunião foram convidados o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; o diretor-presidente da Furnas Centrais Elétricas, Clovis Torres Junior; e o conselheiro de Turismo e Cultura da ACMinas, Mauro Werkema, além de diversos representantes de associações ligadas ao turismo e à região.

Legenda da foto: Reunião sobre o Lago de Furnas, conhecido como o mar de Minas, vai ser realizada nesta quinta (17) – Arquivo ALMG – Foto: Luiz Santana
Fonte: Turismo no Lago de Furnas e Peixoto pauta audiência na ALMG – Assembleia de Minas