DOMINGO – 24/04 – Minas ao Luar GRATUITO marca a abertura da Semana Nacional do Choro

DOMINGO – 24/04 – Minas ao Luar GRATUITO marca a abertura da Semana Nacional do Choro

Evento gratuito na Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza, marca a abertura da Semana Nacional do Choro e o retorno dos shows presenciais

Depois de dois anos distante do público devido às restrições da pandemia, o projeto Minas ao Luar, do Sesc em Minas, está de volta. A próxima edição do evento será domingo, 24 de abril, em um dos principais redutos culturais de Belo Horizonte: a Praça Duque de Caxias, no bairro Santa Tereza. O evento marcará a abertura da Semana Nacional do Choro, que neste ano homenageia o instrumento acordeon. O evento é gratuito e aberto ao público.

A realização é fruto de uma parceria com o Clube do Choro e terá apresentações entre 9h e 13h. A manhã musical começa com o próprio Clube do Choro, que convida os três ganhadores do Sesc Show de Talentos 2021: Maraisa Bisinoto de Oliveira, Josiane Simões Gonçalves e Alice Aparecida Silva Vieira. O show ainda terá participação especial do músico Gustavo Figueiredo.

Em seguida, será a vez do coletivo Abre a Roda – Mulheres no Choro, com a participação de José Carlos Choairy. Ainda se apresentam os acordeonistas solo Marcelo Jiran, de Minas Gerais; Bebê Kramer, do Rio Grande do Sul; Marcelo Caldi, do Rio de Janeiro; e Luizinho Calixto, da Paraíba. Ao final, os músicos se juntam ao Clube do Choro para um encerramento.

Sobre o Minas ao Luar

Reconhecido como um dos maiores e mais antigos projetos de valorização da música brasileira e de difusão das culturas populares em Minas Gerais, o Minas ao Luar é realizado pelo Sesc em Minas desde 1994. O programa já esteve em mais de 200 municípios do estado, com atrações gratuitas e eventos realizados em espaços públicos.

Depois de um período de atividades presenciais suspensas, por causa da pandemia da Covid-19, o Minas ao Luar entra em uma nova fase. O evento marca também a estreia da cenografia do projeto, que passou por uma modernização visual, sem deixar de lado sua essência popular e conectada ao público por meio da música.

Sobre as atrações

Clube do Choro – Formado na boemia do bairro Padre Eustáquio, em Belo Horizonte, com encontros semanais entre músicos amadores e profissionais realizados desde 1993, o grupo Clube do Choro se tornou também uma instituição sem fins lucrativos dedicado ao incentivo e a divulgação da música popular – e em especial, o gênero choro. O grupo de choro se apresenta com várias formações diferentes entre seus mais de 50 integrantes profissionais e amadores e promove eventos e outros acontecimentos ligados ao choro.

Abre a Roda Mulheres no Choro – Buscando valorizar, reconhecer e incentivar toda a cadeia em torno da participação da mulher na música, o coletivo Abre a Roda – Mulheres no Choro surgiu em Junho de 2017, lançando um olhar para as mulheres instrumentistas profissionais na capital mineira. Abre a Roda é composto pelas musicistas Maria Elisa Pompeu (Cavaquinho), Luciana Alvarenga (Piano), Alice Valle (Flauta), Thamiris Cunha (Clarinete), Marina Gomes (Cantora e Percussionista), Raíssa Anastasia (Flauta e Bandolim), Maria Bragança (Sax), Shari Simpson (flauta), Fernanda Vasconcelos (violão), Claudia Sampaio (Sax), Bárbara Veronez (canto).

Bebê Kramer – 

Alessandro “Bebê” Kramer, nasceu na cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul, e começou a tocar acordeon ainda muito jovem, inspirado pelo seu pai, Alencar Rodrigues, um acordeonista bastante conhecido na região. Hoje, Bebê Kramer é considerado um dos maiores acordeonistas do Brasil na atualidade. Já lançou vários álbuns e tocou com grandes artistas da música brasileira e mundial como Hermeto Pascoal, Guinga, Arismar do Espírito Santo, Toninho Horta, Moraes Moreira, Paulo Moura, Silvério Pontes, Zé da Velha, Hamilton de Holanda, Marco Pereira, Carlos Malta, Yamandú Costa, além de outros grandes acordeonistas como Dominguinhos, Osvaldinho do Acordeon e Renato Borghetti.

Marcelo Caldi – 

Acordeonista, compositor, arranjador sinfônico, produtor, cantor, maestro e diretor musical, Marcelo Caldi é conhecido por levar adiante o precioso legado de mestres como Luiz Gonzaga, Orlando Silveira, Chiquinho do Acordeon, Sivuca, Dominguinhos, Oswaldinho e outros. Apresentou-se como solista em concertos com as orquestras Petrobras Sinfônica, Sinfônica da Bahia, Sinfônica Cesgranrio, Sinfônica da UFF e Sinfônica do Recife. Além de ter participado de diversas gravações e turnês, ganhou o Prêmio Funarte Centenário de Luiz Gonzaga, resultando no lançamento do livro e do disco “Tem sanfona no choro”, com a publicação inédita das peças instrumentais do Rei do Baião, editado pelo Instituto Moreira Salles (2012).

Luizinho Calixto –

Natural de Campina Grande, na Paraíba, Luizinho Calixto vem de uma família de sanfoneiros de oito baixos. Sua carreira começou ainda aos dez anos de idade, na década de 1960, e hoje ele é uma das grandes referências mundiais na sanfona de oito baixos. Luizinho teve a oportunidade de tocar com Sivuca, Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga e gravar com outros grandes nomes da música nacional. Ao todo, lançou 18 álbuns e se tornou um dos grandes estudiosos da sanfona de oito baixos, convidado pela

Universidade Estadual da Paraíba e para ministrar aulas sobre o tema.

Marcelo Jiran – 

Compositor, pianista, poeta, arranjador, orquestrador, regente, luthier, produtor musical, fonográfico e audiovisual. O belo-horizontino Marcelo Jiran foi finalista no “X Prêmio BDMG Instrumental” e presidiu o Clube do Choro de Belo Horizonte em 2011. Possui quatro álbuns autorais independentes lançados e foi nomeado ao Latin Grammy 2020 junto de Yamandu Costa, com o álbum “Festejo”.

Show de Talentos Sesc – O concurso musical é realizado anualmente no Sesc em Minas, como uma oportunidade para empregados da empresa atuantes em todo o estado mostrarem seus talentos artísticos. Os participantes são acompanhados por músicos profissionais, como Gustavo Figueiredo. Depois de várias etapas de qualificação os vencedores são escolhidos em um grande evento realizado no Sesc Palladium.

SERVIÇO – MINAS AO LUAR: SEMANA NACIONAL DO CHORO

DATA: 24 de abril, domingo

HORÁRIO: 9h às 13h

LOCAL: Praça Duque de Caxias, Santa Tereza – BH

Gratuito

Fotos: Larissa Cal, Love Story, Ricarda Niks e Sônia Mibielli