Estudo da UFMG revela benefícios da auriculoacupuntura para profissionais de enfermagem na pandemia

Estudo da UFMG revela benefícios da auriculoacupuntura para profissionais de enfermagem na pandemia

A pandemia da covid-19 trouxe impactos negativos para a saúde mental dos profissionais de enfermagem que atuaram no âmbito hospitalar, o que levou à criação e implementação de programas de apoio ao profissional. Partindo deste contexto, Bianca Bacelar, doutoranda da Pós-graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da UFMG, realizou um estudo com o objetivo de avaliar os efeitos da auriculoacupuntura sobre o estresse, a ansiedade e a depressão desses profissionais. O trabalho foi elaborado no Hospital Risoleta Neves, sob orientação da professora Tânia Chianca.

A doutoranda explica que a auriculoacupuntura é uma técnica que está inserida nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), que consiste na aplicação de pequenas agulhas, sementes de mostarda ou esferas magnéticas, em pontos específicos na parte externa das orelhas ou aurícula. “Parte do pressuposto que a orelha é um microssistema, portanto, quando é realizado um estímulo auricular, vai até o sistema nervoso central, fazendo um efeito a nível sistêmico, com regeneração e equilíbrio”.

De acordo com ela, o estudo, desenvolvido no período de janeiro a setembro de 2021, contou com a participação de 200 profissionais de enfermagem dos setores e turnos de plantão. “O tratamento com auriculoacupuntura foi oferecido em cinco sessões, em local e data pré-definidos e disponibilizados pelo Hospital Risoleta. Utilizei agulhas de aço cirúrgico, esterilizadas e descartáveis, que permaneciam na orelha do profissional por uma semana”, detalha Bianca.

Para avaliar os níveis de estresse, ansiedade e depressão a pesquisadora utilizou questionário próprio de mensuração. Também foi investigado se o profissional tinha Transtorno do Estresse Pós-Traumático relacionado à pandemia e como estava a qualidade de vida deles antes e depois do tratamento com auriculoacupuntura.

“Houve uma redução de 45% do nível de estresse; 40% do nível da ansiedade e 43% do nível de depressão. Esses resultados mostram que os níveis de estresse reduziram de grave para o normal, na ansiedade reduziu de grave para o nível baixo e a depressão reduziu do nível moderado para o normal após o tratamento”, relata a doutoranda.

Qualidade de vida

A qualidade de vida dos profissionais também apresentou melhora após as cinco sessões de auriculoacupuntura. Foi constatado aumento de 16 pontos na escala, na qual quanto maior a pontuação, melhor a qualidade de vida.

A satisfação com o tratamento também demonstrou resultado positivo; 59,1% dos profissionais relataram extremamente satisfeitos em relação à terapêutica, 37,5% satisfeitos e 3,4% no tiveram certeza.

“O estudo demonstrou o efeito positivo da auriculoacupuntura e a relevância da incorporação desta prática em programas institucionais com o objetivo de reduzir os transtornos emocionais e psicológicos causados pela pandemia, bem como na melhora da qualidade de vida desses profissionais”, conclui Bianca.

 

Foto: Projeto aprovado na Câmara inclui terapias complementares no SUS em Contagem | Câmara Municipal de Contagem (cmc.mg.gov.br)