Projeto pretende tornar gincanas patrimônio cultural de Contagem

Projeto pretende tornar gincanas patrimônio cultural de Contagem

Por Leandro Perché

As tradicionais gincanas que, desde 1992, mobilizam boa parte da população de Contagem, sobretudo os jovens, podem ser reconhecidas, nas próximas semanas, como patrimônio imaterial cultural da cidade. Foi aprovado na Câmara Municipal, nesta terça-feira (03/05), em primeiro turno, o Projeto de Lei 170/21, que objetiva garantir a preservação e o apoio a essas atividades.

Proposta pelo vereador Carlin Moura (PDT), a matéria pretende reconhecer a importância da prática para a cultura da cidade, para a integração da população e para o fortalecimento da identidade contagense. Em mensagem, ele destaca que, embora seja realizada e reconhecida como a maior do Brasil desde a década de 90, a gincana de Contagem foi incluída no calendário do Município apenas em 2006, e “já merecia ser reconhecida como patrimônio”.

“A gincana de Contagem é um patrimônio da nossa juventude. Ela ajuda a formar nossa personalidade e a nossa identidade. Fui um prefeito gincaneiro, temos vários vereadores, gestores e profissionais de várias áreas que se envolveram com a gincana, que é referência e unifica a nossa cidade. É realizada no final de agosto, em ocasião ao aniversário de Contagem, e sempre integra e mobiliza as famílias e os bairros, trazendo a memória viva da nossa história, dos nossos valores e do nosso jeito de ser”, explicou Carlin.

O autor agradeceu a presença de gincaneiros em plenário e daqueles que acompanhavam a transmissão pelas redes sociais, citando a Liga Independente dos Gincaneiros de Contagem e as equipes Os Metralhas, Louca, Independente, Fonte Gang, NEBTG, AZT e MPB. Citou, ainda, como “vereadores gincaneiros”, Alex Chiodi, Hugo Vilaça, Ronaldo Babão, e, como apoiadores, Bruno Barreiro, Vinícius Faria, Daniel do Irineu e Daniel Carvalho.

“Quando estamos fora da cidade ou do estado, identificamos Contagem em uma camisa de equipe de gincana, e a nossa identidade está estampada nos uniformes, que consideramos um verdadeiro manto sagrado e de identificação com a cidade. Então, essa prática, que é muito própria de Contagem, merece ser reconhecida como patrimônio cultural”, acrescentou Carlin Moura.

Muitos dos vereadores citados contaram suas experiências competindo nas gincanas. Vilaça lembrou que iniciou o relacionamento com sua esposa durante a edição de 2008; Barreiro pontuou a cultura do respeito, das ações sociais e da amizade nas gincanas, e pediu para assinar a co-autoria do projeto; Babão lembrou da sua trajetória na Fonte Gang e na Louca, e falou da importância para a integração e aquisição de conhecimento sobre a história da cidade; Daniel do Irineu e Daniel Carvalho destacaram a necessidade de mais apoio para o resgate das gincanas como ferramentas de pertencimento dos jovens.

Agora, o projeto de lei deve ser apreciado em segundo turno e redação final na próxima semana. Com sua aprovação, segue para a sanção da Prefeitura, passando a valer como lei a partir de sua publicação no Diário Oficial do Município.

Foto de Capa: Elias Ramos/PMC

Foto; Carlin Moura: Cleide Amaral
Abertura da Edição de 2017.