Prefeitura entrega praça Marcílio Moreira de Vasconcelos após revitalização

Prefeitura entrega praça Marcílio Moreira de Vasconcelos após revitalização

A região do Riacho já pode contar com mais um espaço público totalmente revitalizado, além de poder praticar esportes e curtir momentos de lazer com a família. A praça Marcílio Moreira de Vasconcelos, mais conhecida como “praça Piau”, foi entregue para a população, nesta sexta-feira (6/5), após passar por serviços de manutenção e recuperação do espaço.

A prefeita Marília Campos esteve presente na entrega da revitalização da praça e afirmou que o cuidado com os equipamentos de lazer é uma das preocupações do governo, já que a população busca cada vez mais espaços para encontros e lazer. Marília declarou que este ano, as revitalizações estão sendo realizadas nas praças pequenas, mas que em 2024, será a vez das grandes praças do município receberem melhorias para serem palcos de grandes eventos.

“As pessoas querem se encontrar, querem se abraçar. Essa praça sempre fez parte da história da comunidade e, agora, com o apoio da Prefeitura, retomamos não apenas o encontro na praça, mas também nas ruas. O que fizemos aqui, pretendemos fazer em toda cidade”.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Maria Thereza Camisão, desde a assinatura do novo contrato de manutenção, a Semad tem investido no cuidado com as praças, parques e áreas verdes do município para dar mais qualidade de vida à população e deixar a cidade mais bonita e agradável.

“Nós sabemos que muitas das praças estavam em situação de descaso, quando fomos escolher em que lugar começar. Escolhemos aquelas praças que as pessoas já abraçaram o cuidado delas, antes mesmo delas estarem revitalizadas. Sabemos do cuidado que os moradores tem com a praça Piau, pois temos a certeza que o trabalho realizado aqui será preservado, pois os moradores amam essa praça”.

No local foram realizados a  revitalização da Academia da Cidade; troca do alambrado, pintura da quadra e reparos na arquibancada; instalação de brinquedo; reparo de pisos; pintura de bancos e corrimão, plantio de grama e paisagismos. Além disso, a Semad realizou melhorias do acesso e do local para posto policial, promovendo mais segurança para aqueles que frequentam o local.

O administrador Regional Riacho, José Rodrigues, afirmou que a praça faz parte da história dos moradores. Aproveitou para agradecer aqueles que adotaram a praça. “As praças são importantes espaços para interação social. E aqui não é diferente! Quero agradecer aos moradores que bravamente lutaram por essa praça. Esta revitalização e entrega só foi possível graças as reivindicações dos moradores. Estamos devolvendo para a população um espaço revitalizado, iluminado e seguro”, declarou.

Durante o evento foi empossado o primeiro Comitê Gestor de Praças e Parques, criado em setembro de 2021, com o objetivo de fazer uma gestão compartilhada desses espaços, entre o Poder Público e a sociedade civil.

O comitê da praça Marcílio Moreira de Vasconcelos é composto de oito membros. Ficará responsável por propor, definir e aprovar os diferentes usos do espaço, considerando a demanda de uso bem específico do local. Juntos irão avaliar e desenvolver as atividades de cultura, lazer e esporte, sempre associados a conservação do ambiente, promovendo a educação ambiental para a comunidade.

A comerciante e participante do comitê, Vera Lúcia de Freitas, destacou que é fundamental a participação popular, pois a população foi a primeira que abraçou o local. “Essa ação mostra que quando a população se une em prol de uma causa, consegue alcançar muitas coisas. Fazer parte do primeiro comitê é muito gratificante e espero que isso sirva de exemplo para os próximos comitês que serão implantados. Que todos possam adotar mais praças, pois é um espaço para todos”.

Além da entrega da praça, os presentes curtiram apresentação musical do cantor Rafael Gonçalves e a seresta com os grupos musicais “A Cor do samba” e do Choro, com o cantor Lamartine Vale, além de desfrutarem dos produtos das barracas do Programa “Economia Solidária”.

CLIQUE ABAIXO E ACESSE A GALERIA DE FOTOS:
https://www.flickr.com/photos/prefcontagem/albums/72177720298718846/with/52055840317/