Mostra audiovisual premia alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino

Mostra audiovisual premia alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino

A 1ª Mostra Audiovisual Escolar – Mave reafirmou a potência da arte e do audiovisual na formação dos estudantes da Rede Municipal de Ensino. Neste sábado (7/5) foi realizada a premiação dos alunos e professores vencedores desta primeira edição, que teve início no ano passado.

Com o tema “Minha Escola tem Memória”, a Mave buscou estimular o contato de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras da Educação com a linguagem cinematográfica, incentivando a pesquisa, a criatividade, a interdisciplinaridade, o intercâmbio de informações, o uso de novas tecnologias no ambiente escolar e, principalmente, a produção audiovisual.

Para participar da mostra, os estudantes produziram vídeos contando suas memórias e seus sentimentos com relação à escola, refletindo sobre como foi estar longe do espaço escolar durante o período de pandemia. Foram 25 vídeos inscritos em cinco categorias: Ensino Fundamental 1, Ensino Fundamental 2, Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio e Profissionais da Educação.

Os vídeos inscritos foram exibidos no Canal da Educação de Contagem durante outubro de 2021. Ao todo, foram mais de 7 mil curtidas e 20.078 visualizações. A Mave é um projeto do Centro de Memória da Educação de Contagem que envolve a Secretaria de Educação – Seduc, a Fundação de Ensino de Contagem – Funec e a Secretaria Municipal de Cultura.

Premiação

As equipes vencedoras ganharam um notebook (destinado à escola) e kits youtuber para que continuem a produzir vídeos e a contar suas histórias. Os prêmios foram entregues às equipes pelo vice-prefeito Ricardo Faria, pela secretária municipal de Educação, Telma Fernanda, e pela secretária municipal de Cultura, Monique Pacheco.

“Nós queremos uma escola viva, uma escola onde a arte e cultura façam parte da experiência de vida dos nossos estudantes, desde a Educação Infantil até o ensino EJA para idosos”, destacou Telma Fernanda ao parabenizar os envolvidos. Para ela, esse projeto representa as ações que estão idealizadas e pensadas para a educação de Contagem.

Já Ricardo Faria lembrou que a gestão atual tem trabalhado para construir uma educação pública de qualidade que preza por melhorias na infraestrutura, na aquisição de ferramentas tecnológicas e na valorização dos servidores. “Hoje pagamos o maior piso salarial da RMBH. Essa valorização é fundamental, assim como a construção de um projeto pedagógico que valorize os nossos alunos, que estimula a criatividade, o senso crítico e a autonomia. Então, participar dessa mostra é mais uma vez reforçar a crença da prefeita Marília Campos e da nossa equipe de governo de que é possível fazer uma educação pública de qualidade”, reiterou.

Também participaram da premiação, o subsecretário de Ensino, Anderson Cunha; o vice-presidente da Funec, professor Paulo Figueiredo; a assessora Rosane Souza e a comissão organizadora da mostra.

Categoria 2 – Ensino Fundamental 1

  • Vídeo mais curtido: “Newton Amaral tem memória”, da E.M. Newton Amaral Franco. Idealizadores: estudantes Daniel Mangini, Rayana Perdigão, Nayara Perdigão, e a coordenadora da equipe: Sheila Rodrigues e a diretora da escola, Ruthra Regiane Rios.

Categoria 3 – Ensino Fundamental 2
  • Vídeo mais curtido: “A retomada dos sonhos na Escola Municipal Dona Cordelina da Silveira Mattos”, da E.M. Dona Cordelina da Silveira Mattos.

  • Idealizadores: estudantes Vitor Hugo dos Santos e Eyshilla Maria Fernanda, o coordenador da equipe: Eduardo Cesar Valuche Brito e a diretora da escola Cristiane Faveto.

Categoria 4 – Educação de Jovens e Adultos (EJA)

  • Vídeo mais curtido: “Memórias do Giovanini”, da E.M. Giovanini Chiodi.

  • Idealizadores: estudantes Alaíde Rosa Martina, Ana Maria das Graças, Joana Barbosa Lima, Maria Antônia dos Santos, Patrícia Rodrigues Ferreira, a coordenadora da equipe: Patrícia Cardoso Basílio, representando o Coletivo de Professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA – Escola Municipal Giovanini Chiodi e o diretor da escola Vladmir Rocha Ferreira.

Categoria 5 – Ensino Médio

  • Vídeo mais curtido: “Ainda tem muito pra contar” da Funec Unidade Cruzeiro do Sul.

  • Idealizadores: estudantes Wander Nogueira, Gabriela Menezes, Ludmila Emanuelle e Lorena, o coordenador da equipe Valber Silvino de Oliveira e a diretora Rosilene Alves de Souza.

Categoria Única – Profissionais da Educação

  • Vídeo mais curtido: “Escola Municipal Prefeito Sebastião Camargos, da EM Prefeito Sebastião Camargos.

  • Idealizadores: professor Marcelo de Moura Costa e o diretor da escola Rômulo Piragibe.

A cerimônia de posse foi encerrada com uma homenagem aos cineastas do município que despontaram para o mundo e serviram de inspiração aos estudantes participantes da Mave, entre eles, Karen Suzane, professora Inês Teixeira, Filme de plástico, Sara Braga (Sara não tem nome), professora Luiza Lima Moreira e Affonso Uchôa. Além disso, também foi informado que o regulamento da segunda edição será divulgado em breve.

Por Carol Cunha/PMC
Foto: Fábio Silva