Diversão em Cena apresenta musical “Bituca” em Contagem, em comemoração ao Dia da Criança

Diversão em Cena apresenta musical “Bituca” em Contagem, em comemoração ao Dia da Criança

Atração gratuita, marcada para o dia 11/10, no Parque Cataguás, é promovida pela Fundação ArcelorMittal e pela Belgo Arames

Minas Gerais, outubro de 2026 – O premiado musical “Bituca, Milton Nascimento para Crianças” ganha uma sessão especial em Contagem, em celebração ao Dia da Criança. A atração será exibida no próximo domingo, 11 de outubro, às 11h, no Parque Cataguás, no bairro Cinco, promovido pelo programa Diversão em Cena, uma ação da Fundação ArcelorMittal e da Belgo Arames.

Inspirado na vida e na obra do cantor e compositor Milton Nascimento, a peça expõe a ternura e os desafios inerentes ao processo de adoção e as dificuldades de inserção de uma criança negra em um ambiente majoritariamente branco. O enredo conta a história do pequeno Milton, que fica órfão aos 2 anos e é adotado pelos patrões de sua avó, precisando lidar com o preconceito da sociedade por ser negro e ter pais brancos.

“O musical é um tributo a Milton Nascimento. Nós nos inspiramos em passagens da vida dele, mas também criamos momentos ficcionais para debater temas como adoção, bullying e preconceito racial de maneira lúdica”, explica o diretor Diego Morais, ressaltando que a obra também é uma grande homenagem à maternidade e à ampliação dos modelos de família.

Sucesso de público e crítica, o espetáculo venceu o Prêmio Botequim Cultural 2017 como Melhor Espetáculo Infantojuvenil, Melhor Direção, Melhor Roteiro e Melhor Atriz Coadjuvante, além de levar a premiação de Melhor Ator em Papel Protagonista no Centro Brasileiro Teatro para a Infância e Juventude. Em cena, os atores Udylê Procópio (Milton), Martina Blink (mãe), Aline Carrocino (Maricota), Anna Paula Black (Mãe Maria), Marina Mota (professora) e Pedro Henrique Lopes (Salomão), que também assina o texto, transportam o espectador para o universo todo especial de Bituca.

Guilherme Borges assina a direção musical. A trilha sonora traz ao palco grandes sucessos, como “Coração de estudante”, “Travessia”, “Canção da América”, “Canção do sal”, “Quem sabe isso quer dizer amor” e, claro, “Maria, Maria”. As canções levam o espectador a viajar pelas belezas de Minas Gerais, com alusões às rezadeiras, aos relicários e ao movimento barroco.

Com produção da companhia artística Entre Entretenimento, do Rio de Janeiro, o projeto integra a equipe criativa formada por Clívia Cohen (cenários e figurinos), Carlos Lafert (iluminação) e Vitor Martinez (visagismo).

O espetáculo é viabilizado com recursos fiscais da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e conta com patrocínio da Fundação ArcelorMittal e da Belgo Arames. Apoio da Prefeitura Municipal de Contagem e Parque Cataguás. Realização: Lima Produções Culturais e Governo de Minas Gerais.

16 anos de Diversão em Cena – O programa Diversão em Cena foi criado em 2010 pela Fundação ArcelorMittal, em parceria com a Belgo Arames, para democratizar o acesso à cultura, por meio da oferta de apresentações de teatro gratuitas ou a preços populares. Desde então, cerca de 1,3 milhão de pessoas já assistiram a mais de 3 mil apresentações em aproximadamente 60 localidades.

Em 2026, o Diversão em Cena contempla 166 espetáculos, em 28 municípios dos seguintes estados: Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Toda a programação é viabilizada por meio de recursos das Leis de Incentivo e em parceria com produtores culturais.

“Estamos muito felizes em comemorar o Dia da Criança em Contagem com mais um espetáculo do Diversão em Cena. Em um país tão diverso como o Brasil, acreditamos ser essencial valorizar espetáculos que aproximem as pessoas das expressões artísticas regionais, que promovam o diálogo entre diferentes tradições”, afirma Camila Valverde, diretora-executiva da Fundação ArcelorMittal.

“Os espetáculos do Diversão em Cena ajudam a fortalecer vínculos, despertar a imaginação e criar experiências significativas para crianças e famílias. Acreditamos no poder transformador da arte como ferramenta de desenvolvimento social e de aproximação entre as pessoas”, diz Clarisse Drummond, diretora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames.

Serviço

O quê: “Bituca, Milton Nascimento para Crianças”

Quando: 11 de outubro (domingo), às 11h

Onde: Parque Cataguás (rua Rio Comprido, 4.655, Cinco, Contagem – MG)
Apresentação gratuita e acessível em Libras

Duração: 70 minutos

Classificação: livre

Sobre a Fundação ArcelorMittal

Há mais de três décadas, a Fundação ArcelorMittal é a organização dedicada a direcionar os investimentos sociais do Grupo ArcelorMittal, maior produtor de aço do país e líder no mercado global. Com o propósito de criar oportunidades, a Fundação ArcelorMittal busca promover o impacto social positivo, por meio da educação, do esporte e da cultura. Anualmente, cerca de 450 mil pessoas são alcançadas pelas iniciativas promovidas em cidades de todo o país. Saiba mais em famb.org.br.

Sobre a Belgo Arames

Com 50 anos de história, a Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com expertise e tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes. Tem oito unidades pelo país, nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Bahia, e sede em Contagem (MG).