Vereador Hugo Vilaça propõe Isenção de IPTU para maior faixa da população de baixa renda

Vereador Hugo Vilaça propõe Isenção de IPTU para maior faixa da população de baixa renda

Após a tramitação e compreendido na pauta da Câmara Municipal de Contagem no dia 05/12/2023 o projeto de lei 015/2023, dos vereadores Hugo Vilaça, José Carlos Gomes e Abner Motta, que propuseram uma emenda que buscava beneficiar a população de baixa renda da cidade em relação ao Imposto Territorial e Predial Urbano (IPTU).

O PL 015/2023 proposto pelo Governo Municipal da Prefeita Marília Campos visava beneficiar um pequeno grupo de empresas que empreendem e atuam no município de Contagem.

O PL em questão trazia isenção de IPTU para grandes empresas, com projetos em andamento que atingiam 24 milhões de reais em dois anos, conforme impacto financeiro anexado ao PL.

O vereador Hugo Vilaça, juntamente com outros dois vereadores citados acima nessa matéria, apresentaram emenda ao projeto que defendia Isenção de imóveis avaliados até R$400.000,00 (Quatrocentos Mil Reais).

Somos favoráveis a incentivos a empresas que empreendem, desenvolvem e geram emprego e renda ao município, mas sobretudo também solicitamos através da emenda proposta que a população menos abastada da cidade também tivesse amparo em relação ao IPTU, corrigindo uma grande injustiça que constava no projeto.

Infelizmente o projeto, depois que questionamos teve pedido de vista e não retornou a pauta após articulação da liderança do governo Marília Campos na casa.
Queriam beneficiar com o projeto as empresas, o que definitivamente não somos contrários, mas quando solicitamos que a população mais necessitada fosse contemplada, não retornaram com o projeto para casa.
“Esperamos que ele retorne na volta da sessão legislativa em fevereiro de 2024, pois o projeto é bom, mas o povo que mais precisa deve ser incluído nele. Vamos cobrar! ponderou, Vilaça.”

Foto: Cleide Amaral