A urgência do compromisso da sustentabilidade corporativa

A urgência do compromisso da sustentabilidade corporativa

Nelson Kawakami, Ex-CEO do Green Building Council Brasil, lança livro sobre desenvolvimento sustentável

Engenheiro naval pela escola politécnica da USP, professor e consultor nas áreas de sustentabilidade, Nelson Kawakami já atuou como executivo em grandes empresas nacionais e internacionais. Estruturou e iniciou a operação do GBC (Green Building Council) no Brasil. Desenvolveu projetos de eficiência energética, fontes alternativas de energia, uso racional de água e tratamento de resíduos. Agora, ele coloca toda sua experiência e paixão pela sustentabilidade no papel, como forma de levar o conceito a ainda mais pessoas.

 

A obra Sustentabilidade Corporativa: neste admirável mundo novo…num pequeno planeta é mais um passo para ajudar empresários a construir a Cultura da Sustentabilidade, por meio da atuação do ser humano. O livro – primeiro de uma série de obras – apresenta um modelo de ação baseado nos 3 E´s: Excelência (fazer certo), Eficiência (da maneira certa) e Ética (pelo motivo certo).

 

Ele apresenta um modelo de sustentabilidade baseado nos tradicionais três pilares (planeta, pessoas e econômico), que devem ser vistos com olhar dos 3 E’s, que podem ser colocados em prática por pessoas certas. “A humanidade tem caminhado, mas os passos são lentos comparados à velocidade do desenvolvimento da tecnologia. Muitos executivos já entenderam que a excelência e a eficiência são importantes, mas a maioria aceita essa compreensão motivada pelos ganhos econômicos. A ética também traz ganhos econômicos fantásticos, mas impede os ganhos com a corrupção, fraude e outras “espertezas”. Vivemos momentos cruciais de rupturas: Ética ou a eterna estupidez humana… o que irá prevalecer?”, avalia Nelson.

 

Além disso, o livro propõe práticas para o desenvolvimento da cultura organizacional das empresas. Com sugestões de planejamento, estratégias e ações, o leitor pode aprender, absorver e efetivar novos hábitos em sua rotina, empresa, e demais áreas da vida.

 

Ficha Técnica:

Obra: Sustentabilidade Corporativa: neste admirável mundo novo…num pequeno planeta

Autor: Nelson Sheiji Kawakami

Edição: 1ª

Editora: Qualitymark

Páginas: 280

Formato: 16 x 23 cm

ISBN: 978-85-414-0418-1

 

Sobre o autor

Nelson Sheiji Kawakami é engenheiro naval pela Escola Politécnica – USP, pós-graduado/especialização/CEAG em finanças e engenharia pela FGV/EPUSP. Atuou como presidente, diretor e executivo em grandes empresas nacionais e internacionais (METRÔ, ABN AMRO Banco Real, Banco Itaú, ITAUSA -ITAUPLAN, Rhodia) e como consultor no Governo do Estado de São Paulo (Assuntos Estratégicos). Enquanto CEO do GBC (Green Building Council Brasil) estruturou e iniciou a operação no Brasil.
Nas décadas de 80 e 90, desenvolveu projetos de eficiência energética, fontes alternativas de energia, uso racional de água e tratamento de resíduos. Pioneiro em Certificação LEED e ISO 14.001 para edifícios. É professor e consultor nas áreas de Sustentabilidade (ESG), Liderança, Equipes de Alto Desempenho e Planejamento Estratégico. Autor dos livros: “Sustentabilidade Corporativa, Cultura da Sustentabilidade e Alto Desempenho , Liderança – Sustentabilidade e Alto Desempenho, Equipe – Sustentabilidade e Alto Desempenho e Pessoas Certas”