Alencar da Silveira Jr. é eleito conselheiro do Tribunal de Contas

No oitavo mandato como deputado estadual e 2º-secretário da Assembleia, parlamentar foi candidato único à vaga
O 2º-secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), foi eleito pelo Plenário o novo conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais (TCE), na Reunião Ordinária desta quarta-feira (27/8/25). O parlamentar, já no oitavo mandato na Assembleia, recebeu 66 votos e muitos elogios dos pares. A eleição será comunicada ao governador Romeu Zema, para nomeação.
O bom humor, qualidade do deputado exaltada por todos, marcou a eleição. Durante a votação, ele próprio votou em branco e depois pediu retificação, confirmando o jeito brincalhão realçado em discursos.
Por acordo de líderes, a reunião foi destinada exclusivamente à escolha do conselheiro. Alencar da Silveira Jr. teve a candidatura única ao cargo formalizada pelo Plenário em 10 de julho, quando foi lida comunicação da presidência do Legislativo informando a apresentação do nome do parlamentar, por meio do Requerimento 12.678/25.
Em 15 de julho, ele foi arguido e teve a indicação aprovada pela Comissão Especial destinada à avaliação do nome. O parecer, que considerou atendidos os requisitos constitucionais e regimentais para a habilitação do deputado ao exercício do cargo e deferiu o requerimento, foi aprovado por unanimidade em turno único.
Dedicação da vida pública é ressaltada pelo conselheiro
Em discurso após a votação, Alencar da Silveira Jr. lembrou as dificuldades e desafios da vida parlamentar. Citou uma passagem familiar como exemplo dos sacrifícios exigidos por aqueles que optam por esse caminho. Quando criança, a filha Júlia fez um desenho da família, a pedido da escola, e retratou todos do convívio – a mãe, o irmão e até o cachorrinho de estimação. O pai, ela desenhou com um celular na mão.
“Foi isso que vivi nesses anos nesta Casa. Passamos mais tempo com os companheiros aqui do que com a própria família”. No exercício do mandato, segundo Alencar da Silveira Jr., o deputado abre mão de finais de semana, férias e convívios para se dedicar à população. “A sociedade precisa saber o que passamos”.
Ele agradeceu a todos os deputados e servidores da Assembleia, responsáveis, em sua opinião, pelo reconhecimento da Casa como um dos melhores parlamentos do País. “Daqui saíram projetos que foram exemplos para o Brasil inteiro”, afirmou.
Deputados destacam cordialidade do escolhido
Além do presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), 21 deputados se pronunciaram para elogiar e desejar sucesso ao novo conselheiro do TCE: Carlos Henrique (Republicanos); Ulysses Gomes, Leleco Pimentel, Ricardo Campos e Doutor Jean Freire, todos do PT; Chiara Biondini, Adriano Alvarenga e Vitório Júnior, do PP; Grego da Fundação (PMN), Zé Laviola (Novo), Professor Wendel Mesquita (Solidariedade), Carol Caram (Avante), Duarte Bechir e Tito Torres (PSD), Rodrigo Lopes (União), Lud Falcão (Pode), Doorgal Andrada (PRD), Gustavo Santana e Coronel Henrique (PL), Bosco (Cidadania) e Noraldino Júnior (PSB).
Tadeu Leite lembrou o jeito irreverente, conciliador e brincalhão do deputado, porém sempre correto, reconhecido por todos os colegas. “Você deixa, deixou e vai continuar deixando no Tribunal esse legado. Tenho certeza que vai continuar brilhando”, disse o presidente.
Todos os deputados que se pronunciaram destacaram a forma leve como Alencar da Silveira Jr. trata os assuntos e as pessoas e, também, o cuidado e atenção que sempre dedicou aos deputados e servidores. “Poucos na Casa têm essa capacidade de cuidar com esse olhar de preocupação”, afirmou Ulysses Gomes.
Chiara Biondini elogiou a capacidade conciliadora do eleito, que sempre fez a política do diálogo. “Se você fizer lá (no Tribunal de Contas) um pouco do que fez aqui, tenho certeza que os municípios vão ganhar muito”, completou.
Grego da Fundação disse confiar na sabedoria de Alencar da Silveira Jr. para conduzir os trabalhos no TCE de forma imparcial e isenta.
Jorrnalista e radialista, o deputado iniciou sua carreira política em 1988, sendo eleito o vereador mais jovem da Câmara de Belo Horizonte naquela legislatura. Iniciou a trajetória de deputado estadual com a eleição em 1994, feito repetido nos pleitos subsequentes, até o último, em 2022.
É presidente do Conselho de Administração do América Futebol Clube e integra as Associações Mineira e Brasileira de Cronistas Esportivos e do / de Cronistas Políticos.
Dos sete conselheiros do TCE-MG, quatro são escolhidos pela ALMG e três pelo governador. O nome de Alencar da Silveira Jr. foi indicado à vaga aberta com a aposentadoria do conselheiro José Alves Viana.
O órgão tem a finalidade de exercer o controle externo das contas públicas municipais e estaduais. Entre suas atribuições, estão a análise da prestação de contas anual do governador e dos prefeitos, além da fiscalização do orçamento público e da realização de auditorias contábeis nos Poderes do Estado e dos municípios.
Fonte: Alencar da Silveira Jr. é eleito conselheiro do Tribunal de Contas – Assembleia Legislativa de Minas Gerais / Legenda da foto em destaque: O jeito brincalhão e irreverente do deputado foi exaltado por todos os parlamentares que se pronunciaram após a eleição Foto: Ramon Bitencourt