Atletas da UFMG conquistam medalha de prata no Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica

Atletas da UFMG conquistam medalha de prata no Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica

Os ginastas da UFMG Tamires Silva e Lucas Barbosa conquistaram o segundo lugar no Campeonato Mundial de Ginástica Aeróbica na prova de dupla mista, realizado entre os dias 13 e 19 de junho, em Guimarães, Portugal. Os atletas agora se preparam para os World Games, que ocorrerão em julho, nos Estados Unidos, em que a dupla representará o continente americano.

A medalha de prata tem um significado especial, tanto para os atletas quanto para a comissão técnica da UFMG, uma equipe multidisciplinar que trabalha com o projeto de Ginástica Aeróbica (GAE) da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO). O pódio é o resultado de um treinamento intenso.

Para o atleta Lucas Barbosa, é um fato grandioso uma dupla brasileira da ginástica subir em um pódio para ganhar uma medalha mundial, visto que a última vez que um marco como esse aconteceu foi em 1995. Segundo a dupla, a conquista histórica é a realização de um sonho. “Saímos daqui com a convicção de que iríamos trazer uma medalha pra casa, então apenas confiamos no trabalho dos nossos treinadores, acreditamos no nosso trabalho, acreditamos em Deus e fomos pela fé”, conta Barbosa.

A medalha recém-conquistada impacta diretamente a forma como a ginástica aeróbica é reverberada. Ela aumenta a visibilidade de um esporte ainda pouco incentivado e contribui para garantir que os atletas, que recebem um salário por sua dedicação, continuem a ser contemplados com incentivos e investimento.

“A ginástica aeróbica está numa crescente, porque é uma modalidade que chama muita atenção aos olhos, pois é muito bonito de se ver, é muito emocionante, mexe com as pessoas. Então, eu acho que quem vê se apaixona. Agora ela está aparecendo mais e eu acredito que daqui a alguns anos ela já vai estar bem famosa”, avalia Tamires Silva.

 

(Texto com informações de Melissa Souza)

Foto: Melissa Souza