Palestra da UFMG sobre doação de leite por mães enlutadas tem inscrições abertas

Palestra da UFMG sobre doação de leite por mães enlutadas tem inscrições abertas

A UFMG promove, no dia 2 de julho, das 9h às 12h, o debate Doação de Leite por Mães Enlutadas: ressignificação do luto gestacional e neonatal. O acolhimento da família após a perda, a legislação relacionada à doação de leite por mães enlutadas e a implementação de protocolos para esse procedimento são alguns dos temas que serão abordados no evento que será realizado no formato on-line e transmitido por meio da plataforma Microsoft Teams. As inscrições podem ser feitas neste link.

O evento, promovido pelo projeto da UFMG Renascer – Cuidado Multidisciplinar do Luto Perinatal, em parceria com a Liga Acadêmica Integrada de Cuidados às Crianças, Adolescentes e Mulheres (Laiccam), tem por objetivo discutir o processo de ressignificação da perda gestacional e neonatal por meio da doação de leite por mães enlutadas.

Destaques da programação: discussões sobre acolhimento de mulheres e famílias que vivenciam a perda gestacional ou neonatal e processamento do luto, com a co-fundadora do Transformação – Grupo de apoio às perdas gestacionais, Perla Frangioti; aspectos legais e protocolos assistenciais relacionados à prática da doação de leite por mães enlutadas, com a professora Natália Mundim, da Universidade Federal de Uberlândia; produção científica sobre a temática no Brasil e no Mundo, com a neonatologista Gláucia Galvão; desafios para a implementação dos protocolos assistenciais e capacitação da equipe de saúde, discutidos pela enfermeira do posto de coleta de leite humano do Hospital das Clínicas da UFMG/EBSERH Roberta Moura.