Atletas de dez estados já confirmaram presença no Bike Kids Cup, que acontecerá no parque Fernão Dias

Atletas de dez estados já confirmaram presença no Bike Kids Cup, que acontecerá no parque Fernão Dias

Evento será no domingo (19/8), a partir das 9h. No sábado (18/8), haverá treinos livres e retirada de kits

Competidores de mais de dez estados já confirmaram presença no parque Fernão Dias, neste fim de semana. Mais de 300 atletas mirins participarão do evento, o maior de mountain bike kids do Brasil, que vai promover o esporte e fomentar o bem-estar e o espírito de aventura nas crianças de 2 a 13 anos.

Após o sucesso do ano passado, quando cerca de 4.000 pessoas prestigiaram o Bike Kids, a prova retorna à mesma pista, com expectativas ainda mais altas. De acordo com os organizadores, um público entre 6.000 e 7.000 pessoas deve circular pelo local.

“As crianças terão a oportunidade de participar e se divertir. Já foi o tempo que mountain bike era coisa de gente grande. O sucesso da “Bike Kids Cup” no ano passado provou isso e, agora em agosto, a competição infantil volta a colocar as crianças para pedalar e se divertir”, contou o organizador da competição, Adriano Rocha.

Segundo ele, a edição deste ano deve bater todos os recordes quando o assunto é ciclismo para crianças. As inscrições estão abertas há menos de um mês e crianças de várias partes do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Paraíba e Rio Grande do Sul, já confirmaram presença.

“As crianças estão cada vez mais se aproximando do mundo da bicicleta e eventos como esse servem para dar vazão a esse desejo de diversão sobre duas rodas. No Bike Kids, os participantes têm a oportunidade de associar diversão, esporte e natureza em um dia inesquecível com a família”, ressaltou.

A ação é promovida pela Ciclos, com apoio da Prefeitura de Contagem. “Um evento que promove a saúde, a diversão e o bem-estar terá sempre o nosso apoio. Tanto a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, quanto a de Cultura estão juntas, oferecendo não apenas o espaço, como também trazendo atrações musicais, food trucks e as barracas da Economia Solidária”, comentou o diretor de Parques, Rafael Mendes. A banda Filhos de Cabral comandará a parte musical.

Como funciona a Bike Kids Cup

A Bike Kids Cup é um evento em formato de competição feito, exclusivamente, para crianças de 2 a 13 anos. Tudo é pensado e projetado para atender os pequenos atletas. A prova é disputada em dois circuitos, um de 500 metros e, outro, de um quilômetro. O circuito e número de voltas variam de acordo com a categoria, divididas conforme a idade. A forma de disputa segue a mesma linha do mountain bike adulto, porém com exigências técnicas e físicas proporcionais à idade das crianças. Dessa forma, todos podem participar, desde os mais experientes e competitivos, até aqueles que querem apenas se divertir, sem a pressão da competição.

O local

O parque Fernão Dias é um local perfeito para receber este tipo de competição. Desde que foi reinaugurado, vem passando por reformas e restaurações, e recebeu, recentemente, outro evento importante, o “Kmon Ride”, que também movimentou a cidade. Além disso, o Fernão Dias abriga estruturas para várias modalidades de ciclismo, tornando-se o único no país que oferece em sua área, além do circuito de MTB infantil, uma pista de bicicross, velódromo, arena de dirt jump e trilhas de mountain bike.

Serviço:

Programação

Sexta – 18 de agosto

14h às 17h – Treinos livres

16h às 21h – Retirada dos Kits – Decathlon (av. Babita Camargos, 1295 – Cidade Industrial – Contagem – MG)

Sábado – 19 de agosto

9h às 10h30 – Treinos livres

9h às 10h – Retirada dos Kits (secretaria de prova)

11h – Largada 1 (Baby A e Baby B)

11h30 – Largada 2 (Mini A Mista)

12h – Largada 3 (Mini B Feminina)

12h30 – Largada 4 (Mini B Masculina)

13h – Largada 5 (Kids A Feminina)

13h30 – Largada 6 (Kids A Masculina)

14h – Largada 7 (Kids B Feminina)

14h30 – Largada 8 (Kids B Masculina)

15h – Largada 9 (Teens Mista)

15h30 – Premiação

Foto: Adelcio Ramos

Autor: João Cavalcanti / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo