Com aporte do Mubadala Capital, Atvos lança programa de inovação aberta com foco no setor sucroenergético

Com aporte do Mubadala Capital, Atvos lança programa de inovação aberta com foco no setor sucroenergético

Inov@tvos visa fomentar novas soluções operacionais por meio da parceria com startups e empresas de todo o país

Com o objetivo de promover cada vez mais a inovação e o empreendedorismo no agronegócio, a Atvos, uma das maiores produtoras de biocombustíveis do Brasil, apresenta o Inov@tvos. O programa voltado para a transformação digital no agronegócio receberá parte do investimento de R$ 3 bilhões previstos para os próximos 3 anos.

 

“O Inov@tvos está em linha com o novo momento pelo qual a Atvos tem vivenciado desde o início da safra 2023/2024, com um intenso processo de transformação em todas as áreas da empresa, que busca atuação com novos mercados de tecnologia e hubs de inovação para trazer soluções criativas e inovadoras, sempre com foco em mitigação de riscos e custos, e no aumento da eficiência operacional. Por isso, estamos trazendo pessoas e empresas para inovarem conosco na Atvos. Ainda que, inicialmente, os projetos beneficiem a companhia e o setor sucroenergético, temos certeza de que toda a cadeia do agronegócio também poderá ser beneficiada pelas iniciativas desenvolvidas que serão contempladas no programa”, afirma Alexandre Maganhato, Chief Technology Officer (CTO) da Atvos.

 

A primeira edição do Inov@tvos, apoiada pela consultoria especializada Treesales, prevê atrair startups e empresas de todo o país interessadas em atuar em duas importantes áreas da atividade sucroenergética:

 

Para o Mapeamento detalhado de micrologística no campo, é esperado que sejam desenvolvidos projetos que facilitem toda a roteirização e a tomada de decisões nas operações agrícolas, considerando as frentes de colheita e a logística da cana-de-açúcar do campo até as usinas, além de toda a estrutura que compõe a operação e a frota de apoio.

 

Já para a segunda área, de Acionamento Inteligente dos Serviços de Apoio,a expectativa é receber projetos que contemplem um sistema que otimize a recepção e alocação de solicitações de serviços por parte das frentes operacionais do campo e manutenção automotiva, e também iniciativas que integrem as informações dos sistemas corporativos, aprimorando o despacho da frota de apoio realizado 100% em tempo real.

 

Como participar do Inov@tvos

 

Para inscrever projetos no programa de inovação aberta da Atvos, é necessário acessar a página atvos.com/inovatvos, que traz mais informações sobre os pré-requisitos necessários para participar. As inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2023 e a estimativa é de que as iniciativas escolhidas comecem a ser desenvolvidas em até 90 dias.

 

Sobre a Atvos

A Atvos é uma empresa de bioenergia, sendo uma das maiores produtoras de etanol do país. A partir da cana-de-açúcar, a companhia tem capacidade para produzir cerca de 2,9 bilhões de litros de etanol, que podem movimentar 58 milhões de carros compactos; 650 mil toneladas de açúcar VHP, capaz de adoçar mais de 18 milhões de festas de aniversário; além de cogerar aproximadamente 3,9 mil GWh de energia elétrica a partir de biomassa, suficiente para abastecer uma população de mais de 18 milhões de pessoas. Possui mais de 9 mil integrantes nos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo, onde estão localizadas suas nove unidades agroindustriais.

 

Como um player relevante na geração de energia limpa e renovável, a empresa é uma das principais emissoras nacionais de créditos de descarbonização (CBIOs), tendo renovado a certificação do RenovaBio de todas as suas unidades agroindustriais até 2025. Ainda pela frente socioambiental, conta com o Energia Social, que apoia projetos voltados para temas como educação, cultura, saúde, segurança, meio ambiente e atividades produtivas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o desenvolvimento socioeconômico e promover melhoria na qualidade de vida das comunidades onde a companhia atua. Mais informações clique aqui.