AVC: campanha educativa para conscientização é lançada pelo HC da UFMG

AVC: campanha educativa para conscientização é lançada pelo HC da UFMG

Com o tema Tempo é cérebro, o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realiza em outubro uma campanha educativa alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do AVC (29/10), para a prevenção e o tratamento adequado. A instituição é porta aberta para urgências neurológicas e uma das referências na Rede Pública de Belo Horizonte para AVC. Em caso de urgência, basta procurar o pronto-socorro do hospital.

O Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente denominado “derrame”, é uma alteração súbita do fluxo sanguíneo cerebral em que ocorre comprometimento da oxigenação em alguma região do encéfalo (composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico), provocando lesões. O atendimento em tempo adequado ao paciente com sintomas é capaz de reduzir o risco de morte e até mesmo de sequelas.

Dados divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que, nos últimos anos, o AVC tem causado mais mortes no Brasil do que os infartos e até mesmo a covid-19. O atendimento em tempo adequado ao paciente com AVC agudo é capaz de reduzir o risco de morte e até mesmo de sequelas. E para que isso seja possível, é necessário que todos (população e profissionais de saúde) conheçam os sinais de alerta.

Sinais de Alerta

Existem dois tipos de AVC: o isquêmico, que ocorre quando há o entupimento de vasos sanguíneos em alguma área do cérebro; e o hemorrágico, quando um vaso intracraniano rompe.

Entre os sinais de alerta mais comuns estão: fraqueza ou formigamento na face, no braço ou na perna, especialmente em um lado do corpo; confusão mental, alteração da fala ou da compreensão; alteração na visão, no equilíbrio, na coordenação, no andar; tontura e dor de cabeça súbita, intensa, sem causa aparente.

O principal fator de risco para a ocorrência do AVC é a hipertensão arterial. Em seguida, temos arritmia cardíaca, diabetes, tabagismo, colesterol alto e obesidade. Outros fatores estão relacionados à idade, etnia e herança genética. Alguns desses fatores não podem ser modificados, como a idade e a constituição genética. Outros, entretanto, como a adequação dos hábitos de vida diária, são primordiais para a prevenção.

Live

Com o objetivo de trabalhar a conscientização junto ao público interno (profissionais da assistência), o HC-UFMG realiza, no dia 30 de outubro, das 15h às 16h30, uma live, pela plataforma Teams, com o tema Campanha de Conscientização sobre o AVC. Serão abordados os seguintes tópicos: sinais, sintomas e avaliação pré-hospitalar; acesso ao serviço; tratamento e prevenção.

 

Rede Ebserh

O Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (HC-UFMG) faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.