AVC: unidade de Contagem é referência no tratamento e prevenção

AVC: unidade de Contagem é referência no tratamento e prevenção

No Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral – AVC, (29/10), doença que se tornou a segunda principal causa de morte em todo o mundo, o Brasil enfrenta um aumento nos casos de internação por AVC. Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos nove anos, houve um crescimento significativo de 38% nos casos de AVC no país. Contudo, em meio a essas estatísticas preocupantes, a cidade de Contagem, está se destacando por suas estratégias inovadoras no combate a doença.

Enquanto os números nacionais são motivo de preocupação, em Contagem essa realidade vem mudando, graças aos esforços preventivos dos grupos operativos das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e da Unidade de AVC do Hospital Municipal de Contagem, inaugurada em novembro de 2022, o município tem se transformado em ponto de referência no cuidado dos pacientes de AVC.

De acordo com um dos coordenadores da Unidade de AVC, o neurologista Pedro Gadben, os grupos operativos têm desempenhado um papel vital na prevenção da incidência de casos de AVC, oferecendo educação sobre hábitos saudáveis, monitoramento da pressão arterial e incentivando mudanças positivas no estilo de vida.

 
Desde a sua inauguração, em novembro de 2022, a Unidade de AVC já recebeu 546 internações. Fotos: Isabela Lucien/PMC

“Além do trabalho preventivo feito nas UBSs, a unidade especializada de AVC tem sido uma peça fundamental no combate à doença. A equipe multidisciplinar da unidade trabalha incansavelmente para oferecer tratamento especializado e cuidados intensivos aos pacientes, focando não apenas na recuperação, mas também na prevenção de reincidências”, explicou o neurologista.

Desde a sua inauguração a unidade já registrou 546 internações, desses pacientes 67 foram submetidos a um tratamento conhecido como terapia trombolítica, que, de acordo com o médico, é uma terapia padrão ouro para a reversão do quadro de AVC, colocando o HMC entre os três principais centros de trombólise no estado de Minas Gerais.

“O nosso grande objetivo é tentar diminuir o impacto que o AVC vai trazer para o paciente. A nossa estrutura e protocolos atuais permitem um atendimento rápido para que maiores danos sejam evitados”, afirmou.

 
Com a Unidade de AVC, inaugurada em novembro de 2022, Contagem vem reduzindo o tempo de internação e reincidência dos pacientes. Fotos: Luiz Henrique/PMC

De acordo com o especialista, desde a inauguração da unidade de AVC foi possível reduzir o tempo de internação dos pacientes em até 60%, além de melhorias significativas na funcionalidade após o tratamento na unidade. “Isso não é apenas um sinal de um tratamento eficaz, mas também indica uma abordagem holística que envolve cuidados contínuos, reabilitação física e apoio emocional aos pacientes”.

Cristiano Souza, que sofreu um AVC há dois meses, disse que a unidade de AVC do HMC salvou a sua vida. “O cuidado que recebi aqui mudou minha vida. Não é apenas sobre medicamentos, é sobre as pessoas que cuidam de você. Fui atendido muito rapidamente e recebi um acompanhamento muito atencioso desde o início, que permitiu minha plena recuperação”, contou Cristiano.

Maria das Flores, que acompanhou a internação do seu marido no Complexo Hospitalar, relatou que foram muito bem acolhidos por toda a equipe, desde a portaria até os médicos e enfermeiros. “Mesmo apenas acompanhando meu marido, ficou bem claro o cuidado que eles têm com os pacientes, tivemos todo o suporte para a recuperação dele”, ressaltou Maria.

A implementação bem-sucedida dessa unidade de AVC e o trabalho constante dos grupos operativos das UBS demonstram a melhora na qualidade de vida dos pacientes de AVC em Contagem. “O enfoque na prevenção, além do tratamento, é a chave para combater essa doença silenciosa que afeta tantas vidas em todo o mundo. Neste Dia Mundial de Combate ao AVC, Contagem nos lembra que, com dedicação, inovação e cuidado, podemos não apenas tratar o AVC, mas também prevenir e reduzir suas consequências”, finalizou o neurologista.

Autor: estagiário Davi Souza, supervisionado pela jornalista Isabela Lucien / Edição e revisão: Ana Paula Figueiredo