Bacias de contenção de águas de chuva, em construção. e intervenções somarão para reduzir problemas com enchentes

Bacias de contenção de águas de chuva, em construção. e intervenções somarão para reduzir problemas com enchentes

A Prefeitura de Contagem está investindo em obras que vão mudar os próximos períodos de chuvas na cidade, melhorando a infraestrutura urbana para a absorção dos altos volumes de água pluvial. As ações implementadas vão de pequenas intervenções a grandes obras, executadas ou em execução nos últimos três anos, que já reduzem ou vão acabar de vez com pontos críticos  de alagamentos, vão melhorar trânsito e tráfego, o panorama da cidade e qualidade de vida.

Este é o caso das bacias de contenção B2 (Rio Volga), concluída recentemente, B3 (Vila PTO), B4 (Vila Itaú) e B5 (Toshiba), localizadas nas regiões do Riacho, Eldorado e do Industrial, que estão em estado avançado e em construção desde 2023. Estas terão, juntas, capacidade para reter 550 milhões de litros de água das chuvas, quando estiverem todas concluídas.

Além dessas bacias, a obra de macrodrenagem da avenida Pio XII, no Água Branca, e a construção da avenida Maracanã, estão entre as obras de infraestrutura, mobilidade e saneamento em execução no município.

Bacias B2 (Rio Volga) e B5 (Toshiba)

A bacia B2, no Riacho das Pedras, conhecida como Rio Volga e construída em parceria com o Estado, foi concluída, em outubro de 2023, e já opera em sua totalidade, com capacidade para conter 27,1 milhões de litros de água.

Porém, de forma isolada, a bacia B2 não suporta o volume da chuva quando cai em grande quantidade, em um período curto de tempo, ficando com sobrecarga. O problema será solucionado quando a obra da B5 (bacia da Toshiba), iniciada pelo governo estadual, for concluída. A previsão de conclusão desta última é para meados de 2024.

Além disso, a atual rede de drenagem da Av. Francisco Firmo de Matos não suporta altos volumes de água. Problema que será resolvido com a ampliação do sistema de escoamento a ser executado em parceria com o governo de Minas.

Bacias B3 (PTO) e B4 (Vila Itaú)

As bacias B3 (Vila PTO) e B4 (Vila Itaú) ainda estão em construção com recursos exclusivos da Prefeitura.  A Bacia B3, localizada entre a avenida Babita Camargos e o córrego Água Branca, onde era a Vila PTO, terá capacidade de armazenar quase 103 milhões de litros de água.  Já a bacia B4, situada na Vila Itaú, abrange uma área de 61.276 m 2, e terá capacidade de armazenamento em torno de 377,5 milhões de litros de água.

Juntas vão beneficiar diretamente os bairros Cidade Industrial e Vila São Paulo, livrando-os dos alagamentos e resolvendo o problema das enchentes no córrego Ferrugem. Por essa razão, o impacto delas será significativo nesta região e na Av. Tereza Cristina, no limite entre Contagem e BH. Os investimentos são de aproximadamente R$ 24.957.018,05 para as obras da bacia B3 e R$ 74.685.819,25 para a bacia B4.

As bacias como um todo atuarão como sistemas de acumulação de água, visando regularizar e desacelerar o escoamento, reduzindo, assim, o volume de água que se acumula nos pontos de encontro. O que, consequentemente, reduzirá as enchentes e alagamentos.

Plano de ação para lidar com situações emergenciais

A Prefeitura de Contagem reconhece que há muitos desafios a serem superados na cidade, mas está atenta às medidas emergenciais, em diversas frentes, que possam diminuir os impactos das chuvas. Além disso, a administração municipal tem agido de modo rápido e efetivo, quando há ocorrências como as registradas na virada do ano.

Ações de limpeza, cadastramento de vítimas, distribuição de  cestas básicas e material de limpeza, além do acolhimento imediato das famílias atingidas, são algumas das atividades realizadas pelas equipes de secretarias afins às áreas de defesa civil, infraestrutura e social.

Intervenções e ações preventivas que reduzem os transtornos gerados pelas chuvas

De 2021 a 2023, a Prefeitura executou 329 intervenções preventivas, para evitar alagamentos ou impedir desastres geológicos. Deste total, 154 correspondem a obras de implantação de rede de drenagem de até 50 metros de extensão e 175 referem-se à contenção de encostas.

Somente em 2022, foram construídos mais de cem muros de arrimo de modo a evitar deslizamentos Eles foram erguidos em áreas vulneráveis como as vilas Soledade, Beira Campo e Estaleiro (todas em Nova Contagem) e  Barroquinha e Riachinho (na região Sede).

A administração tem investido na limpeza dos córregos e dos dispositivos de drenagem como bocas de lobo, grelhas, caixas coletoras, poços de visita e galerias. Mais de 300 serviços de desassoreamento de córregos em todas as regiões da cidade e mais de 41 mil limpezas de bocas de lobo foram registrados por toda a cidade. A limpeza desses pontos impede o acúmulo de lixo jogado de modo irregular, reduzindo a ocorrência de enchentes.

Como exemplo do resultado dessas intervenções, dos 150 pontos registrados no município como áreas de risco geológico e hidrológico, apenas quatro foram afetadas pelas chuvas que ocorreram na virada do ano.

Segundo a subsecretaria de Defesa Civil, a maioria das áreas de risco, em Contagem, tiveram respostas boas, em relação ao temporal, por causa das obras de contenção, drenagem e limpezas de bocas de lobo, realizadas pela Prefeitura.

Fotos: Adelcio Ramos e Luci Sallum