Casa de Cacos segue em restauração e muros de contenção começam a ser erguidos

Casa de Cacos segue em restauração e muros de contenção começam a ser erguidos

A restauração da Casa de Cacos de Louça não para e mais uma etapa está sendo efetivada, com a construção de um novo muro no terreno. A intervenção vai melhorar significativamente a estrutura do local e garantir a segurança para os frequentadores. O equipamento público, que vai fomentar a cultura, a arte e a história em Contagem, passa por uma restauração completa.

O muro antigo foi demolido, devido a problemas estruturais, e um novo muro de contenção está sendo erguido, para o qual a concretagem da base já foi concluída.

A Casa de Cacos terá um anexo com mirante que foi construído nos fundos do terreno e está em fase avançada. O museu conta também com área externa, espaço de convívio no segundo pavimento, um café e diversas esculturas cobertas por cacos, assim como a casa, formando belos mosaicos.

O investimento na restauração da Casa de Cacos é de mais de R$2,4 milhões, por meio de financiamento junto à Caixa Econômica Federal. Recentemente, o projeto precisou passar por revisões que alteraram a expectativa de conclusão das obras para o final de 2022.

História

A Casa de Cacos foi construída nos anos 1960 e revestida com fragmentos de louça e cerâmica pelo geólogo Carlos Luís de Almeida, processo que durou até sua morte, em 1989, e fez o imóvel se tornar um museu pioneiro no gênero, sendo o único em sua tipologia no Brasil, e comparado à Capela de Ossos na Igreja de São Francisco, na cidade de Évora, em Portugal.

O equipamento foi tombado como parte do acervo cultural de Contagem e funcionou como museu até o ano de 2005. Em 2020, a casa foi considerada de alto risco e interditada pela Defesa Civil por motivos de segurança.

Foto: Divulgação Secretaria de Obras

Autor:Rômulo Abreu