Comida di Buteco 2024 começa sexta (05/04)

Comida di Buteco 2024 começa sexta (05/04)

Concurso que premia o melhor buteco do país inicia nesta sexta-feira, dia 05 de abril. Em Belo Horizonte, 121 estabelecimentos participam da disputa

Acabou a espera, botequeiras e botequeiros! Nesta sexta-feira, 05 de abril, o Comida di Buteco dá a largada para o primeiro e maior concurso de “butecos” do Brasil convoca a democrática comunidade botequeira a eleger o melhor buteco do país, com o lema SOMOS TODOS BUTECO. Com esse slogan de campanha o concurso, que comemora 24 anos de existência, sendo a 24ª edição em Belo Horizonte (começou na capital mineira), reitera mais uma vez o buteco como um grande protagonista da sociabilidade brasileira e demarca a existência de uma “cultura de buteco”. De norte a sul do país, em todas as regiões, o público é convidado a se engajar nessa grande eleição nacional envolvendo mais de 1.100 butecos. Em Belo Horizonte, o Comida di Buteco vai até o dia 05 de maio.

Ano sim, ano não, o concurso lança um tema para a criação dos petiscos. Em 2024 o tema é livre. Criatividade, resgate, inovação, pesquisa, motivação foram os temperos para os participantes, que criaram cada um dos petiscos da edição 2024 do Comida di Buteco. Os pratos participantes terão o preço fixo de RS35. Conheça aqui todos os butecos e petiscos participantes do concurso em BH.

História e dinâmica do Concurso

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, na extinta Rádio Geraes FM, com objetivo de resgatar butecos familiares e a cozinha raiz.

É um concurso e não um festival! Com voto popular e de jurados é eleito o melhor buteco da cidade e depois o melhor do país. Público e jurados visitam os estabelecimentos dando notas de 1 a 10 em: atendimento, temperatura da bebida, higiene e petisco. O petisco leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

A cada edição 20% da base de participantes é renovada, oxigenando o roteiro e mantendo a competitividade sempre animada.

Desde 2016 o Comida di Buteco é realizado em duas etapas: a primeira etapa é regional onde a votação é feita pelo público e jurados da própria cidade. Depois de eleitos os campeões de cada circuito um outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito então, o MELHOR BUTECO DO BRASIL. E em julho, numa festa realizada em São Paulo é revelado o CAMPEÃO NACIONAL, O MELHOR BUTECO DO BRASIL.

Realizado há 24 anos sempre no mesmo mês, abril tem-se tornado, a cada ano, o mês da cultura de buteco no Brasil.

A Geografia botequeira de Norte a Sul do Brasil

Estamos presentes em 27 circuitos e em mais de 40 municípios brasileiros:

  27 CIRCUITOS DE NORTE A SUL  
SUDESTE
MINAS GERAIS Belo Horizonte
Montes Claros
Uberlândia e Araguari
Juiz de Fora
Poços de Caldas
Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano)
SÃO PAULO São Paulo Capital
São José do Rio Preto
Campinas
Ribeirão Preto
RIO DE JANEIRO Rio Capital
Niterói
Baixada: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João do Meriti
NORTE
AMAZONAS Manaus
PARÁ Belém e Ananindeua
NORDESTE
BAHIA Salvador, Lauro de Freitas
CEARÁ Fortaleza
PERNANBUCO Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes
SUL
PARANÁ Curitiba, São José dos Pinhais, Londrina, Maringá
SANTA CATARINA Florianópolis, Blumenau, Joinville
RIO GRANDE DO SUL Porto Alegre e Canoas
CENTRO-OESTE
DISTRITO FEDERAL Brasília, Taguatinga, Guará, Águas Claras
GOIÁS Goiânia e Aparecida de Goiânia
 

Assessoria de Imprensa: REDE COMUNICAÇÃO – CONTATO: RODRIGO ZAVAGLI (31 9647-1485) – rodrigo܂zavagli@redecomunicacao܂com

Comida di Buteco Produções Gastronômicas LTDA

contato@comidadibuteco܂com܂br

Facebook: /comidadibuteco

Instagram: _comidadibuteco

X: @_comidadibuteco

Linkedin: comidadibuteco

TikTok: @Comidadibuteco

Website: comidadibuteco.com.br