Complexo Hospitalar de Contagem recebe novos equipamentos de saúde

Complexo Hospitalar de Contagem recebe novos equipamentos de saúde
Iniciativa reforça a estrutura assistencial das unidades, dinamiza e amplia a capacidade de atendimento em diversas especialidades, com foco na segurança do paciente, qualificação e cuidado.

O Hospital Municipal de Contagem (HMC) e o Centro Materno Infantil (CMI) receberam, na quarta-feira (17/12), a entrega oficial de novos equipamentos médico-hospitalares, que passam a integrar a estrutura do Complexo Hospitalar de Contagem. A programação incluiu a exposição dos equipamentos e a apresentação das novidades tecnológicas, uma iniciativa simbólica e festiva que marcou a chegada dos novos aparelhos aos setores assistenciais.

O evento foi realizado na entrada da maternidade e contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões; o diretor do Serviço Social Autônomo (SSA), Eduardo Penna; as deputadas estaduais Andreia de Jesus e Bella Gonçalves; as superintendentes do HMC, CMI e UPAs, Olívia Bonfim, Dulcineia Carvalho e Priscila Fazzio, respectivamente; além de gestores de diferentes setores e profissionais das unidades, que acompanharam o momento.

O secretário Fabrício Simões destacou a importância dos investimentos para atender a população contagense.

“A injeção de recursos, superior a um milhão de reais, é resultado
da parceria entre o Legislativo, a Prefeitura, a Secretaria de Saúde
e o SSA Contagem. A entrega dos equipamentos amplia a capacidade
de resposta da rede hospitalar, especialmente no atendimento pediátrico,
neonatal e de urgência, além de consolidar os avanços do SUS em Contagem”.

Fabrício Simões, secretário de Saúde

Na cerimônia de abertura, Eduardo Penna ressaltou que a chegada dos novos equipamentos reafirma o compromisso da unidade com a inovação, a humanização do cuidado e a qualificação permanente dos serviços oferecidos à população.

“Os investimentos, viabilizados por emendas parlamentares,
fortalecem áreas estratégicas do Hospital Municipal e do
Centro Materno Infantil, ampliando a capacidade de atendimento,
a complexidade dos procedimentos e a segurança assistencial.
Trata-se de um aporte que consolida o processo de modernização
do complexo hospitalar e terá impacto direto na assistência pelos próximos anos”.

Diretor do Serviço Social, Eduardo Penna 

Durante o evento, os equipamentos foram apresentados pela equipe de engenharia clínica, juntamente com a diretoria do hospital, que conduziu as parlamentares em uma visita técnica às equipes que farão uso direto das novas tecnologias. “Os novos aparelhos ampliam a segurança, a capacidade diagnóstica e o atendimento de alta complexidade, modernizando o parque tecnológico”, ressalta o engenheiro clínico do SSA, Henrique Figueiredo.

Os novos equipamentos contemplam diferentes áreas do atendimento hospitalar, incluindo assistência a pacientes adultos, pediátricos e neonatais, fortalecendo tanto o atendimento de urgência e emergência quanto os cuidados especializados. Entre os itens entregues estão:

  • 30 monitores de sinais vitais, destinados à aferição de pressão arterial, frequência cardíaca, temperatura e oximetria, com integração ao sistema MV;

  • 1 craniótomo elétrico, para utilização em neurocirurgias de crânio e coluna em pacientes adultos, pediátricos e neonatais;

  • 1 ventilador pulmonar com ventilação convencional e de alta frequência oscilatória, voltado ao atendimento de pacientes neonatais e pediátricos;

  • 2 ventiladores de transporte eletrônicos, microprocessados e portáteis;

  • 1 bilirrubinômetro transcutâneo, equipamento não invasivo para mensuração dos níveis de bilirrubina em recém-nascidos;

  • 1 ultrassom portátil sem fio, no formato tablet, com ampla gama de aplicações clínicas em pacientes adultos e pediátricos;

  • 1 ultrassom com aplicação transesofágica, com recursos para exames em diversas especialidades, incluindo cardiologia adulta e pediátrica.

A deputada estadual Andreia de Jesus enfatizou que os recursos investidos na saúde pública são fundamentais para melhorar a qualidade do atendimento, especialmente para mulheres e famílias.

“Os investimentos contribuem para qualificar a assistência,
além de ampliar o atendimento regional. O fortalecimento
do hospital representa mais dignidade e cuidado para quem depende do SUS”.

Deputada estadual Andreia de Jesus

Reafirmando o objetivo, a deputada Bella Gonçalves ressaltou que a entrega viabiliza melhores condições de trabalho para as equipes e mais segurança, resolutividade e qualidade no atendimento à população feminina.

“Reforço a importância de aplicar recursos públicos na modernização da saúde.
A aquisição de equipamentos qualifica a atenção à saúde da mulher, das maternidades
e dos serviços de urgência, garantindo um SUS mais estruturado e resolutivo”

Deputada estadual Bella Gonçalves

Equipamentos já em funcionamento

Os novos equipamentos já começaram a ser incorporados à rotina dos setores assistenciais, ampliando a capacidade diagnóstica, terapêutica e de monitoramento dos pacientes. A expectativa da gestão é que as aquisições contribuam para a melhoria dos fluxos de atendimento, a redução de riscos e maior precisão nos cuidados prestados.

“Recebemos com muita alegria os novos equipamentos, que reduzirão o tempo cirúrgico e permitirão a realização de procedimentos mais complexos. Esse avanço reflete diretamente na recuperação dos pacientes, com altas mais rápidas, além de qualificar o trabalho das equipes assistenciais, especialmente da enfermagem”, explicou Olívia Bonfim, superintendente do HMC.

A superintendência do complexo enfatizou que a chegada dos novos maquinários reafirma o compromisso da unidade com a inovação, a humanização do cuidado e a qualificação permanente dos serviços oferecidos à população.

“Os equipamentos fortalecem a assistência materno-infantil, ampliando a capacidade de diagnóstico e tratamento, com tecnologias menos invasivas e mais seguras. A incorporação desses recursos contribui para salvar vidas, reduzir complicações e promover mais conforto aos recém-nascidos e às famílias”, comentou Dulcineia Carvalho, superintendente do CMI.

Com a entrega dos equipamentos, foi dado mais um passo no aprimoramento da saúde de Contagem, fortalecendo o cuidado integral e ampliando o acesso da população a tecnologias essenciais para o diagnóstico e o tratamento em saúde.

Autor: repórter Aline Malta / Colaboração estagiário Roger Tameirão / Edição: João Cavalcanti / Foto: Fábio Silva