Conheça Contagem e seus blocos: Butequeiros

Conheça Contagem e seus blocos: Butequeiros

Fundado em 2012 pelos frequentadores do “Bar do Feio”, localizado na rua Jatobás, no Eldorado, em Contagem, o Bloco dos Butequeiros é um dos principais da cidade. Com o objetivo de promover o lazer, cultura e entretenimento na região, sempre teve como ambiente a descontração e a ambição de, mais à frente, desfilar no Carnaval do município.

“O bloco sempre contou com o apoio dos moradores da rua Jatobás e adjacências, atraindo foliões de diversas regiões de Contagem que, além do Carnaval de rua, promove eventos durante todo o ano, promovendo a interação da comunidade em que o bloco está inserido, por meio de oficinas, ensaios, construção de alegorias e outros afazeres”, destacou um dos coordenadores do Butequeiros, Rafael Mendes.

Desde que foi formado, o Butequeiros sempre participou de eventos e festejou o Pré-Carnaval de forma local. “Temos como lema a união, a inclusão, a diversão, o coletivo. Isso, unido a um ambiente saudável, carnavalesco, atento à sustentabilidade faz com que estejamos sempre, nesta época do ano, juntos, celebrando”, contou Rafael. “Infelizmente, devido à pandemia, não saímos por dois anos. Contudo, esse ano pudemos, junto a outros blocos da cidade, fazer uma bela festa, na praça da Glória”.

Primeiro desfile e o crescimento do bloco

O primeiro desfile do Butequeiros contou com pouco mais de 50 pessoas, as quais nunca imaginariam que o bloco se tornaria uma referência no município, atraindo foliões não apenas do Eldorado, como também de bairros mais distantes. Crescendo a cada ano, em 2013 foram 200 foliões, subindo para cerca de 600 foliões em 2014, 800 em 2015 e, no último desfile antes da pandemia, cerca de 3 mil.

Desde a sua formação, o bloco se preocupou em contar com alegorias e bateria, que foram evoluindo ao longo dos anos e, atualmente, a só a bateria conta com, aproximadamente, 30 ritmistas.

Mascote

O Butequeiros possui um mascote. “É o Mestre Butequeiro, inspirado nos famosos bonecos de Olinda, em Pernambuco, que é uma grande atração para os presentes. De acordo com a coordenação do bloco, “ele é inspirado nos frequentadores dos botecos e rodas de samba e representa a alegria e descontração do povo”.

Encontros regulares

O bloco não se reúne apenas no Carnaval. De acordo com Rafael Mendes, regularmente, realiza ensaios e estimula a comunidade, dos jovens aos idosos, a participar e integrar a bateria com aulas, inclusive àqueles que se interessam em aprender a tocar os instrumentos.

Além disso, para fortalecer a relação com a comunidade, o bloco também promove, periodicamente, eventos diversos, como a “Feijoada dos Butequeiros”, a fim de arrecadar recursos para a manutenção dos instrumentos, alegorias e despesas gerais. Por consequência, aumenta, também, a relação entre as pessoas.

“Uma das filosofias do Butequeiros é curtir o ambiente, apreciar a gastronomia local e desfrutar de uma bebida gelada, sempre acompanhado dos amigos e família”, finalizou Rafael.

Fotos: Adelcio Ramos
Autor: João Cavalcanti