Descomplica e Mileto vão oferecer 2 mil bolsas de estudos para estagiários do ensino médio se prepararem para o ENEM

Bolsas são gratuitas e exclusivas para estudantes do terceiro ano do ensino médio integrado ao técnico (M-Tec) que estão estagiando e buscam garantir a aprovação na universidade
Para mudar a realidade de jovens pelo Brasil, em parceria com a Faculdade Descomplica, a startup Mileto está oferecendo 2 mil bolsas de estudos totalmente gratuitas para os estagiários de 3º ano do M-Tec se prepararem para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) por meio do preparatório de Enem da Descomplica. O objetivo é ampliar os caminhos de futuro de quem já começou a carreira no ensino médio, incluindo o acesso às universidades mais concorridas. As bolsas são oferecidas aos alunos de Ensino Médio Técnico que façam estágio através da plataforma da Mileto. A iniciativa, que busca impulsionar o futuro dos estudantes, já está em curso e vai até dezembro de 2026.
A Mileto é uma comunidade de jovens talentos que combina o desenvolvimento de habilidades com um programa de recrutamento e seleção, conectando-os a empresas que querem contratar estagiários do Ensino Médio Técnico. “Os alunos que participam da nossa plataforma aprendem sobre competências técnicas, como análise de dados e inteligência artificial, e também habilidades socioemocionais, como trabalho em equipe, comunicação e resolução de problemas. Depois, são encaminhados para vagas de estágio e acompanhados por nossa equipe para garantir a integração com a empresa e desenvolvimento contínuo ao longo de todo o contrato, em conjunto com o RH das empresas”, explica Giuliano Amaral, CEO da Mileto.
Com a nova parceria, a startup oferece as bolsas sem nenhum custo, tanto para os estudantes quanto para as empresas clientes. Para participar, o jovem estagiário que está dentro da Mileto deve acompanhar a liga de talentos “Se Liga no seu Futuro” pelo perfil no Instagram @seliganoseufuturo_m
Para ele, o estágio e a preparação para o vestibular são forças complementares. “Essa combinação é estratégica. O jovem se motiva mais no estágio ao perceber que também está se aproximando do sonho universitário. E, ao mesmo tempo, se prepara com qualidade para o principal exame do país”, afirma. Só no ano passado, 4,32 milhões de pessoas se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio, sendo que 73,5% realizaram as provas, um percentual maior do que o alcançado em 2023. Em relação à faixa etária, 35,6% dos inscritos tinham 16 anos de idade ou menos; candidatos com 17 anos eram 21,7%, de acordo com o Painel Enem 2024.
A Descomplica é a maior plataforma de ensino online do Brasil. Começou sua história em 2011 e de lá para cá já formou mais de um milhão e meio de alunos no preparatório para o ENEM. Depois disso, conquistou cada vez mais alunos e ampliou seu espaço de atuação. Hoje, os alunos contam também com graduação e pós-graduação da Faculdade Descomplica.
Os estagiários contemplados com as bolsas da parceria podem assistir na plataforma da Descomplica às aulas alinhadas com as exigências do Enem quantas vezes quiserem, no seu ritmo, criando um plano de estudos flexível que se encaixa na rotina de estágio. O curso inclui simulados semanais, monitorias ao vivo, correção de redações e ainda espaço para tirar dúvidas com a Inteligência Artificial ‘Personal Prof’, com o objetivo de oferecer uma preparação completa e personalizada rumo à aprovação. “Com o protagonismo e compromisso que nossos estagiários já possuem, aliados à disciplina e ao acesso a uma preparação de excelência, nossos jovens têm tudo para competir e conquistar uma vaga nas melhores universidades do Brasil”, reforça Giuliano.
Segundo Jeanine Águia, Gerente de Parcerias Estratégicas, CRM e Inside Sales na Descomplica, a iniciativa reflete o compromisso da empresa com a responsabilidade social. “Temos como principal objetivo levar educação de qualidade e acessível para todos os cantos do Brasil, criando uma grande rede de educação e conectando o maior número de pessoas possível. Estamos oferecendo uma oportunidade transformadora, que impulsionará o aluno a conquistar a tão sonhada vaga na universidade. Essa ação conversa com o nosso programa de bolsas para o nosso público e a iniciativa é parte do nosso desejo de ajudar milhões de pessoas a ingressarem no mercado. Entramos nessa parceria e vamos continuar buscando marcas que queiram mudar a sociedade com educação, pois acreditamos no impacto dela para mudar histórias e construir futuros melhores para nossos alunos”, afirma.