DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO SOBRE TRAGÉDIA DE MARIANA SERÁ EXIBIDO NO VANCOUVER LATIN AMERICA FILM FESTIVAL

DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO SOBRE TRAGÉDIA DE MARIANA SERÁ EXIBIDO NO VANCOUVER LATIN AMERICA FILM FESTIVAL

“O Lugar Mais Seguro do Mundo” será exibido no dia 15 de setembro na cidade canadense

Setembro de 2023 – O documentário brasileiro “O Lugar Mais Seguro do Mundo”, que retrata as consequências da tragédia que assolou o distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), após o rompimento da barragem do Fundão, foi selecionado para exibição no Vancouver Latin America Film Festival.
Dirigido pelas paulistanas Aline Lata (MyMama Entertainment) e Helena Wolfenson, o documentário acompanha a vida de Marlon, um jovem que tem sua vida transformada após se tornar vítima de uma das maiores catástrofes socioambientais do mundo, oriundo do rompimento da barragem de rejeitos de minério. Forçado a migrar do campo para a periferia da cidade, ele passa a lidar com novos conflitos e testemunha a repetição de outra tragédia da mineração no Brasil, escancarando o descaso e a injustiça no país.
Ocorrido há oito anos, o rompimento da barragem do Fundão é o pior desastre socioambiental da história brasileira, tendo despejado 55 milhões de metros cúbicos de lama tóxica que destruiram o pequeno distrito de Bento Rodrigues, custando a vida de 19 pessoas e desalojando mais de 600 moradores do local. O episódio destruiu ainda um dos mais importantes rios da região, o Rio Doce, sob o qual o fluxo de lama percorreu mais de 800 quilômetros, afetando 39 municípios em Minas Gerais e Espírito Santo.
“Há no Brasil mais de 150 barragens de rejeitos de minério com risco de rompimento. Nós vemos esse processo como um caminho cheio de negligências das empresas e também do Governo, que foi permissivo e abrandou as punições”, afirmou a cineasta Helena Wolfenson. “Esperamos que o filme desperte no público a importância de políticas públicas que evitem futuras tragédias e da necessidade de reparação e justiça aos afetados”, completou Aline Lata.
Em sua estreia mundial, o filme conquistou o Prêmio Canon do Júri de Melhor Filme Internacional no prestigioso festival Doclisboa. O documentário foi selecionado, ainda, para o Festival de Biarritz, FIDBA, Festival de Firenze e o CineOP, que marcou sua estreia no Brasil.
Ficha técnica:

Roteiro: Aline Lata, Eduardo Resing e Helena Wolfenson

Empresa produtora: Aline Lata (Veneno Produções Cinematográficas) e Helena Wolfenson

Produção executiva: Aline Lata e Helena Wolfenson

Fotografia: Aline Lata, Érico Toscano e Helena Wolfenson

Mixagem: Confraria de sons e charutos

Edição de som: Confraria de sons e charutos

Elenco: Marlon Robert 

 

Sobre a MyMama Entertainment

Duas vezes VENCEDORA DO EMMY INTERNACIONAL (com “HACK THE CITY” e “NOSSO SANGUE, NOSSO CORPO”), a MYMAMA ENTERTAINMENT é uma produtora reconhecida internacionalmente, que mantém seu foco no desenvolvimento e gestão de talentos e ideias. À frente da produtora estão as sócias fundadoras GABRIELLE AUAD e MAYRA FAOUR AUAD.

Entre suas últimas produções estão os longas-metragens “MEDUSA” (Anita Rocha da Silveira), SELEÇÃO OFICIAL NA QUINZENA DOS REALIZADORES – CANNES 2021, “FOGARÉU” (Flávia Neves), em coprodução com a francesa Nathalie Mesuret, Blue Monday e a brasileira Vânia Catani, PREMIADO NO FESTIVAL DE CINEMA DE BERLIM 2022 – PANORAMA, “LOS DE ABAJO” (Alejandro Quiroga) que estreou em Mar del Plata 2022 e “ODILON, RÉU DE SI MESMO” uma produção original da HBOMAX. No mesmo ano estreou a série “THE BEAT DIASPORA” em coprodução com a Kondzilla para o YouTube Originals.

Nos EUA, MAYRA FAOUR AUAD foi sócia da produtora Passage Pictures, onde produziu o último filme do aclamado diretor NOAH BAUMBACH (“Marriage Story” e “Frances Ha”), “WHITE NOISE”, para a NETFLIX, FILME DE ABERTURA NO FESTIVAL DE VENEZA 2022 com Adam Driver e Greta Gerwig e o filme “Tesla”, com Ethan Hawke, que estreou em Sundance em 2020.

Atualmente a MyMama está finalizando seu próximo filme do aclamado diretor Andrucha Waddington “Dona Vitória”, em coprodução com Conspiração e Globoplay, estrelado pela atriz Fernanda Montenegro (“Central do Brasil” e “A Vida Invisível” de Karim Ainouz) e Linn da Quebrada.

Os filmes da MYMAMA foram premiados nos principais festivais de cinema, como FESTIVAL DE CANNES, QUINZENA DOS REALIZADORES, VENEZA, TIFF, SUNDANCE, SXSW, BERLINALE, GRAMADO, FESTIVAL DO RIO, MOSTRA DE SÃO PAULO, entre outros.