Espaço do Conhecimento UFMG adere à 17ª Primavera de Museus com programação focada na diversidade

Espaço do Conhecimento UFMG adere à 17ª Primavera de Museus com programação focada na diversidade

Atividades são norteadas pelo tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”

De 18 a 24 de setembro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove a 17ª Primavera de Museus, sob a temática Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas. O evento ocorre anualmente, durante o início da primavera, e reúne museus e instituições culturais de todo o Brasil para criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.

Nesta edição, o Espaço do Conhecimento UFMG promove atividades presenciais e virtuais que buscam dialogar com a inclusão social e a diversidade, além de refletir sobre a participação social democrática e reconhecer as inúmeras contribuições das pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas na construção da história, memória e cultura do país. Entre outras atividades, a programação do museu inclui ateliê de sensibilização, exibição de termos em Libras na fachada digital, oficina de contação de histórias do continente africano, episódio de podcast sobre possibilidades educativas da visita à exposição Mundos Indígenas e sessões de planetário acessíveis em Libras.

O Espaço do Conhecimento UFMG fica na Praça da Liberdade, 700, bairro Funcionários. Veja a seguir a programação do Espaço durante a 17ª Primavera de Museus:

Atividades presenciais

Exibição na Fachada Digital – “Que sinal é esse?” 

De 18/09 a 24/09, a partir das 18h.

Durante a semana do evento, a fachada digital do Espaço do Conhecimento exibirá palavras e termos na Língua Brasileira de Sinais (Libras) relacionados às exposições e ações do museu. 

Onde: fachada digital do Espaço do Conhecimento UFMG.

Ateliê da sensibilização 

De 19/09 a 24/09. Terça a domingo, das 10h às 17h.  Sábados, das 10h às 21h. 
O Espaço do Conhecimento propõe uma intervenção que visa enfatizar o papel dos museus na promoção de pilares fundamentais para a democracia, como a inclusão social e a diversidade. O ateliê vai expor materiais do Núcleo de Estudos em Populações Quilombolas e Tradicionais (NuQ), da exposição Mundos indígenas e do Acervo LGBT+ Cintura Fina, mantido pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+ (NUH) da UFMG.
Onde: No Espaço do Conhecimento UFMG

Sábado com Libras: A Diversidade na História 

Dia 23/09, às 14h

A oficina tem o objetivo de abordar a vida, os feitos e as invenções de personalidades LGBTQIA+ e apresentar alguns termos e expressões que fazem parte do seu universo na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Algumas das personalidades que serão apresentadas fazem parte da comunidade surda. Não é necessário conhecimento prévio de Libras. A atividade será realizada em português e em Libras. Os ingressos serão emitidos duas horas antes da atividade.

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG.

Roda de conversa: Acervo LGBT+ Cintura Fina da UFMG

Dia 23/09, às 15h30.

A roda de conversa vai propor uma discussão sobre a institucionalização do Acervo LGBT+ Cintura Fina, organizado pelo Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT+ (NUH) da UFMG. A atividade contará com a participação da professora Marina Duarte, do Departamento de História da UFMG e integrante do NUH, e do mestrando em psicologia Igor Monteiro, integrante da equipe de coordenação executiva do NUH e pesquisador de temas como gênero, sexualidade, política e democracia.

Onde: no Espaço do Conhecimento UFMG. Os ingressos serão emitidos duas horas antes da atividade.

Sessão de Planetário – Astronomia Indígena com Libras

Dia 23/09, das 13h às 13h20, e 24/09, das 13h às 13h20.

A sessão aborda as formas de olhar e interpretar o céu sob a perspectiva dos povos da etnia indígena guarani. O filme, acessível na Língua Brasileira de Sinais, estimula o diálogo entre o conhecimento científico e o saber contido nas narrativas históricas e costumes indígenas. 

Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Onde: no Espaço do Conhecimento UFMG.

Oficina Histórias da África de A a Z

Dia 24/09, às 15h.

Contação de histórias de países do continente africano, em especial das culturas Akan, Banto, Iorubá e Zulu. A atividade tem o objetivo de promover o encontro com diferentes culturas e a valorização dos saberes africanos. A contação de histórias busca contribuir para a reflexão das diferenças culturais dentro do continente, desmitificando a ideia de uma África única e homogênea. Os ingressos serão emitidos duas horas antes da atividade.
Onde: no terceiro andar do Espaço do Conhecimento UFMG.

Atividades virtuais

Conhecendo Mundos Indígenas (Podcast “Pílulas do Conhecimento”)

Dia 21/09, às 10h.

Em episódio do podcast Pílulas do conhecimento, serão apresentadas as experiências e possibilidades educativas na exposição Mundos indígenas, presente em seu último mês no Espaço do Conhecimento UFMG.
Onde: no site do Espaço do Conhecimento UFMG.

Thread – Povos Indígenas na Internet

Dia 21/09, às 10h.

Por meio da indicação de personalidades que lutam pelos direitos dos povos originários, a thread buscará refletir sobre a presença indígena na internet.
Onde: no Twitter (X).

Exposições

Exposição Mundos indígenas 

De 19/09 a 24/09. Terça a domingo, das 10h às 17h. Sábados, das 10h às 21h. 
A exposição apresenta diferentes modos de viver, saber e cuidar de cinco povos originários brasileiros: Yanomami, Ye’kwana, Xakriabá, Maxakali e Pataxoop.
Onde: No segundo andar do Espaço do Conhecimento UFMG

 

Exposição Demasiado humano

De 19/09 a 24/09. Terça a domingo, das 10h às 17h . Sábados, das 10h às 21h.
A exposição propõe aos visitantes uma experiência sensorial de conhecimento. A visita abordará a origem do universo, o surgimento da vida na Terra, as visões de alguns povos sobre a origem da humanidade e outros temas.
Onde: no Espaço do Conhecimento UFMG