Espaço do Conhecimento UFMG promove contações de histórias sobre povos originários

Espaço do Conhecimento UFMG promove contações de histórias sobre povos originários

Oficinas compõem a programação do Agosto Indígena e compartilham elementos culturais Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana

O Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em 9 de agosto, marca um simbólico avanço em uma luta sociopolítica secular de povos originários de todo o globo pelo reconhecimento de suas tradições, identidades, direitos e territórios. Como um espaço museal que busca produzir conhecimento nos pontos de encontro entre diferentes saberes, o Espaço do Conhecimento UFMG propõe, em consonância com a exposição de curta duração Mundos Indígenas e com a programação do Agosto Indígena, experiências de interação e compreensão da diferença, bem como a valorização da pluralidade de vozes e vivências indígenas brasileiras.

Na oficina Experimentando Histórias Yãmîs, que acontece no dia 12 de agosto (sábado), às 15h, o público mergulha nas histórias Maxakali por meio de uma atividade lúdica sobre animais e transformação, a partir do curta metragem e documentário Yãmîy (2011), do diretor Isael Maxakali, um dos curadores do conceito yãy hã mĩy, presente na exposição Mundos Indígenas.

Já na oficina História das Aldeias, no dia 20, (domingo), às 15h, o Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu realizará, por intermédio da exposição e dos conceitos apresentados pelos curadores indígenas, o compartilhamento de narrativas sobre os modos de viver, saber, estar e cuidar do mundo pela perspectiva dos povos Maxakali, Pataxoop, Xakriabá, Yanomami e Ye’kwana. A atividade apresentará aos participantes as formas de conhecer destes povos indígenas, advindos da experiência no mundo e transmitidos por múltiplas possibilidades de autoexpressão, dentre elas as tradições orais.

As atividades são gratuitas e direcionadas ao público de todas as idades. A participação acontece sem inscrição prévia e mediante retirada de ingressos individuais na recepção do Espaço do Conhecimento UFMG, disponíveis a partir de 13h. As vagas são preenchidas por ordem de chegada.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço integra a Pró-reitoria de Cultura (Procult) da Universidade e conta com a Fundação Rodrigo Mello Franco de Andrade (FRMFA) e a Fundação de Apoio da UFMG (Fundep) na gestão administrativa-financeira de seus projetos. É amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH e da Cemig.

Serviço:

Contação de histórias sobre povos originários brasileiros no mês do Dia Internacional dos Povos Indígenas

Quando: 12/08 (sábado), às 15h / 20/08 (domingo)  às 15h

Público: Todas as idades

Número de vagas: Experimentando Histórias Yãmîs – 15 vagas

                               História das Aldeias – 20 vagas

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700 – Funcionários