Feira Mercado Afro de Contagem nos dias 17 e 18/11 tem horário alterado

Em virtude da alta onda de calor, a fim de garantir a saúde e bem-estar dos participantes, o horário do evento no sábado (18/11) foi alterado para às 17h

Nos dias 17 e 18 de novembro, Contagem vai respirar cultura afro com a realização da quinta edição da Feira Mercado Afro de Contagem, que acontece no Sambódromo (rua João Gomes Cardoso, na altura do nº 744). O evento, que é promovido duas vezes ao ano, proporciona aos visitantes muita literatura, gastronomia, artesanato, vestuário e arte. Sucesso nas edições anteriores, atraindo  centenas de pessoas, a feira, desta vez,  terá a presença da cantora Mart’nália, que se apresenta no sábado (18/11), às 20h, trazendo para a cidade os seus maiores sucessos.

Ao todo, 42 empreendimentos vão expor e comercializar produtos diversos na feira. Eles foram selecionados por meio de um chamamento público que teve como objetivo promover a inclusão e gerar oportunidade de renda. Na sexta-feira (17/11), a feira vai acontecer das 17h às 23h e, sábado (18/11), das 17h às 23h (Confira a programação completa abaixo).


Foto: Lucy Sallum/PMC

Para a secretária de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, Daniela Tiffany, “mais uma vez, Contagem valoriza a comunidade afrodescendente, trazendo à tona toda a potência, ancestralidade, pertencimento, cultura e fortalecimento dos empreendimentos negros”.

“Como temos dito, a feira é um evento de muitas histórias, das pessoas, dos produtos, da cultura afro e de uma troca imensa de experiências. Desejamos a todos e todas que estejam lá nestes dois dias, conheçam e, quem já foi, volte. É um momento, não apenas de celebração, mas de empoderamento, representatividade e pertencimento”, contou.

A Feira Mercado Afro

A Feira Mercado Afro de Contagem é uma celebração da riqueza da cultura afro-brasileira e uma demonstração dos valores que essa cultura traz para a sociedade, sendo uma oportunidade de reconhecimento das contribuições significativas da comunidade negra à sociedade, com resgate de valores e valorização da história e identidades.

Além disso, desempenha um papel vital no fortalecimento dos empreendimentos. “Estamos comprometidos em promover a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento econômico sustentável. A feira é importante nesse sentido, não sendo tão somente um evento, mas mais um passo de uma jornada contínua de empoderamento e fortalecimento da comunidade afrodescendente em nossa cidade”, completou.

Alterações no trânsito

Para garantir a segurança e mobilidade de todos, a Transcon vai monitorar as vias nos dois dias do evento e realizar intervenções no trânsito.  Para o show de sábado, que tem previsão para começar às 20h, as ruas José Barra do Nascimento e Candeias, no bairro Eldorado, serão fechadas a partir das 19h. A liberação das vias e seu fluxo normal será retomado no fim do evento, após a dispersão do público.

Não haverá alterações nas linhas de ônibus que circulam no local.


Alterações no trânsito durante show da cantora Mart’nália. Arte: Caio César/PMC

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira –  17/11/2023 

17h: Abertura da Feira

17h30: Capoeira Mestre Guiné

18h: Juninho Stevan e banda

19h30: Resenha Delas

21h: Rafael Vegas e banda

23h: Encerramento

Sábado – 18/11/2023 

17h: Abertura da Feira

17h10: Coletivo U Manas

17h30: Resenha D’Elas

20h: Show Mart’nália

23h: Encerramento

Serviço:

5ª Feira Mercado Afro de Contagem

Local: Sambódromo

Data: 17/11 e 18/11

Horário: 17h às 23h (17/11) e 17h às 23h (18/11)

*Com colaboração de Rafaela Galdino

Autor:  jornalista João Cavalcanti / Edição: Carol Cunha / Fotos: Luci Sallum