Festival celebra 40 anos do Grupo Iuna de Capoeira em BH

Festival celebra 40 anos do Grupo Iuna de Capoeira em BH

Serão três dias de atividades para celebrar o primeiro grupo de Capoeira Angola registrado em Belo Horizonte

 

Uma celebração da tradição e ancestralidade. O Grupo Iuna de Capoeira Angola comemora quatro décadas de existência com o Seminário Festival Grupo Iuna 40 anos. A programação intensa ocorre entre os dias 3 e 5 de abril, com uma imersão na vivência da capoeira através de debates, oficinas, exibição de filmes e rodas de Capoeira. O momento também irá reunir diversos mestres de todo o país, além de pesquisadores, para partilhar saberes sobre o passado, e discutir o futuro e o presente da Capoeira de Angola.

 

As atividades serão realizadas no Conservatório da UFMG (Av. Afonso Pena, 1534, Centro) e na sede do Grupo Iuna (Rua Doutor Brochado, 1500, Bairro Alto Vera Cruz). Toda a programação é gratuita, sendo necessária a inscrição prévia para as oficinas (o formulário de inscrição está disponível no perfil do grupo: instagram.com/grupoiuna).

 

As celebrações relacionadas ao Festival Grupo Iuna 40 anos tiveram início em 2023, com a segunda edição da Caravana de Angola. Desde novembro, a caravana circula por grupos e mestres que guardam a tradição da Capoeira Angola em BH e na região metropolitana, recebendo, ainda, mestres de outros estados e regiões, com o objetivo de promover a interlocução entre os grupos. Ao todo, são dez encontros que serão realizados até junho de 2024.

 

Sobre o Grupo Iuna de Capoeira

 

Fundado em 1983, o Grupo Iuna é o primeiro grupo de Capoeira Angola da capital mineira. Instituição sem fins lucrativos, é coordenado por Mestre Primo, mestre e pesquisador da Capoeira Angola, e conta com a colaboração de jovens negros moradores da comunidade do bairro Saudade.

 

Com a inauguração de sua sede, em 2001, o grupo atua como Ponto de Cultura, oferecendo em sua sede oficinas gratuitas de capoeira, cursos nas áreas da cultura, reforço escolar e ações de formação social.

As atividades socioculturais voltadas para a capoeira Angola têm como objetivo fortalecer a relação da ONG com a comunidade, expandir o conhecimento dos jovens e crianças sobre a capoeira, contribuir para o combate a qualquer tipo de preconceito, diminuir o racismo e melhorar a qualidade de vida da comunidade.

 

Essa é uma realização do Grupo IUNA de Capoeiria Angola – Projeto Beneficiado no Termo de fomento: 942884/2023 – Ministério da Igualdade Racial.

 

Programação

 

03/04 – Quarta-feira

18h – Abertura do Seminário

Roda de Capoeira com Mestres e Mestras

Local: Conservatório da UFMG

 

04/04 – Quinta-feira

7h30 – Credenciamento

8h às 13h – Oficinas com mestres de capoeira

14h – Mesa “Epistemicídio do ancestral africano”

Debatedores: Mestre Primo, Du Veloso, Sidnéa Francisca e Wanderson Flor

19h30 – Roda Caravana de Angola

Encontro de mestras e mestres do Brasil

Local: Conservatório da UFMG

 

05/04 – Sexta-feira

7h30 – Credenciamento

8h às 13h – Oficinas com mestres de capoeira

14h – Mesa “Epistemologia ancestral africana”

Debatedores: Mestre Primo, Maria Aparecida Moura, Marcos Cardoso e Douglas Aparecido

Local: Conservatório da UFMG

 

19h30 – Roda de Capoeira com mestras e mestres

Local: Sede do Grupo Iuna

Foto: Leandro Couri