Fomento à cultura: Prefeitura abre Chamamento Público para Festas Juninas e Quadrilhas em Contagem

Fomento à cultura: Prefeitura abre Chamamento Público para Festas Juninas e Quadrilhas em Contagem

A Prefeitura de Contagem abriu, na nesta sexta-feira (3/6), Chamamento Público para o Edital de Premiação de Quadrilhas e Festas Juninas/Julinas 001/2022. As inscrições serão aceitas somente pela internet e ficam abertas até às 18h do dia 17 de junho no site www.prosas.com.br. O edital completo consta, ainda, nas páginas 8 a 12, da edição 5325, do Diário Oficial do Município, publicado em 2 de junho de 2022.

Serão premiados até 20 agentes culturais, grupo ou coletivo atuantes no município na realização de quadrilhas e festas juninas/julinas, sendo o valor total de R$ 56 mil, a serem distribuídos entre os contemplados, de forma igualitária, ou seja, R$ 2,8 mil por premiado, valor, este, bruto, que sofrerá descontos legais ao final do repasse.

Podem se inscrever pessoas físicas,  acima de 18 anos, que sejam agentes culturais atuantes na realização de quadrilhas e festas juninas/julinas, conforme especificado no edital, com atuação reconhecida há pelo menos dois anos em Contagem e residentes/domiciliados no município há pelo menos dois anos. Será permitida somente uma inscrição por candidato.

A atuação dos agentes culturais, grupo/coletivo poderá ser comprovada por matérias de jornais, certificados, declarações, fotos, peças gráficas, links ou prints de publicações, postagens nas redes sociais, cartas de pessoas reconhecidas na área e ainda de instituições, documentos que serão anexados ao processo de inscrição.

Dúvidas podem ser solucionadas pelo e-mail fomento@contagem.mg.gov.br.

Quadrilha

Quadrilha é uma dança folclórica tradicional e coletiva, que envolve a participação de diferentes casais e um enredo narrado por um marcador de ações, que realiza brincadeiras e dirige a dança.

A festa junina/julina é uma festividade popular que reúne quadrilhas, brincadeiras, indumentárias folclóricas, comidas típicas, entre outras ações populares.

Clique aqui, acesse o edital e faça sua inscrição.

Autor:João Cavalcanti