Contagem Segura e demais projetos na área de segurança são apresentados a promotores de justiça

Contagem vem trabalhando para integrar e ampliar projetos voltados à área de prevenção e segurança. Na última quinta-feira (2/06), a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França, se reuniu com os promotores de justiça do Ministério Público de Minas Gerais – MPMG, Fábio Nazareth, Alice Vilela e Fábio Santana Lopes para alinhar fluxos e apresentar projetos afetos às respectivas promotorias que possam se tornar objeto de parcerias futuras.

A secretária também os convidou para compor os conselhos de Defesa Social e Defesa Civil, que em breve serão criados.  “Espero que possamos caminhar juntos em busca de soluções que impactem na melhoria dos indicadores de violência e segurança do município. Essa reunião é uma oportunidade para mostrar o trabalho que a Defesa Social vem fazendo no município e para consolidar cada vez mais nosso vínculo ”, destacou Viviane França.

O Ministério Público tem sido um grande parceiro do município, inclusive da Secretaria de Defesa Social. Já teve representantes envolvidos na Patrulha Pacto pela Vida e, atualmente, aprecia o Projeto Contagem Segura, que, inclusive, tem chances de ser contemplado com recursos do Fundo do MP.

O Contagem Segura, conforme explicou o superintendente do Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, Stefano Corradi, consiste na ampliação do número de câmeras e na aquisição de equipamentos de alta tecnologia. “Ele permitirá ao município fazer um “cercamento digital” em todo o seu território, monitorando todas as entradas e saídas de Contagem”, informou.

Com a implementação do projeto, o município passará de 130 câmeras para 3 mil. Elas serão instaladas em postos de saúde, praças, escolas, prédios públicos, abrigos municipais, hospitais, corredores de trânsito, estações de ônibus (Sistema SIM), áreas socialmente vulneráveis, e nos pontos de alagamento e deslizamentos mapeados pela Defesa Civil de Contagem.

Os equipamentos, além de captar imagens, conseguirão emitir alertas e fazer leitura de placas e reconhecimento facial, constituindo assim importante banco de dados para as forças de segurança da região metropolitana. Além das câmeras Olho Vivo, o projeto prevê drones, totens com microfone, alto-falante e alarme, e câmeras para monitorar nível dos córregos. “ O projeto já foi licitado pela Prefeitura e está em fase de análise documental. A expectativa é de que os equipamentos comecem a ser instalados até o final deste ano ou no início do ano que vem”, informou Corradi.

A promotora Alice Vilela parabenizou a equipe pelo projeto. “A proposta é fantástica, de primeiro mundo. Certamente qualificará o trabalho de monitoramento e de inteligência das forças de segurança”. O promotor Fábio Nazareth, que esteve na Central de Operações e no CICC no ano passado, informou que a previsão é de que o Contagem Segura seja analisado pelos conselheiros do fundo na próxima reunião. “Não há como precisar o resultado, entretanto, é um projeto importante e bem fundamentado”, salientou.

Em relação aos projetos apresentados pela Subsecretaria de Proteção e Defesa Social, como o Trama Verde; Defesa Ativa; Cartografia de Risco, Telhado Verde; Recuperação Participativa das Áreas Degradadas; e Quintais e Terreiros, os promotores sugeriram que eles sejam encaminhados à Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente.

Também presente à reunião, o comandante da Guarda Civil, Wedisson Luiz, agradeceu a presença dos promotores e manifestou sua preocupação em relação aos furtos de cabos. Wedisson propôs que a discussão sobre essa situação seja debatida de forma ampla e integrada, visando à mitigação dos furtos e do comércio ilegal, que têm causado prejuízos e afetado os serviços de vários equipamentos públicos, como escolas, hospitais e abrigos.

Também participaram da reunião as subsecretárias de Proteção e Defesa Civil, Ângela Gomes, e de   Prevenção e Segurança, Sírlei de Sá Moura; além do corregedor da Guarda Civil, Marcelo Aguiar.

Autor: Carol Cunha