Governo de Minas e Unicef desenvolvem plataforma digital para oferecer vagas de ensino profissionalizante e empregos

Governo de Minas e Unicef desenvolvem plataforma digital para oferecer vagas de ensino profissionalizante e empregos

Projeto “Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais” vai conectar jovens em situação de vulnerabilidade a programas de formação e oportunidades no mercado de trabalho

 

Governo de Minas apresentou, nesta terça-feira (22/8), em Belo Horizonte, um projeto de criação de oportunidades de formação profissional e trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Na oportunidade, o governador Romeu Zema assinou um memorando de entendimento com o Unicef estabelecendo o “Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais (1mio.com.br/governo-de-minas-gerais)”, programa que conectará jovens de 14 a 29 anos – estudantes ou que já concluíram cursos de formação profissional no estado – a oportunidades de aprendizagem, estágio e emprego formal, além de cursos e trilhas formativas.

O programa será uma frente dedicada a Minas integrada à maior articulação do Brasil pela inclusão de adolescentes e jovens no mundo do trabalho, a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) do Unicef. Com o apoio de parceiros, o compromisso é o de gerar oportunidades para garantir uma transição positiva da juventude da escola para o trabalho.

Entre os beneficiados diretamente pela plataforma “Um Milhão de Oportunidades para o Futuro – Minas Gerais” estão, por exemplo, os cerca de 130 mil estudantes mineiros matriculados e os já formados do Trilhas de Futuro, maior programa de formação profissional já desenvolvido pelo Governo de Minas, que disponibiliza cursos técnicos gratuitamente, realizados com aproveitamento da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas.

“A qualificação profissional é um dos grandes componentes do desenvolvimento econômico. Este é um momento muito importante, que vem complementar o nosso programa Trilhas de Futuro, e assim estamos dando mais um passo significativo em direção a este futuro”, destacou Romeu Zema, ao lado dos secretários de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Elizabeth Jucá, de Desenvolvimento Econômico (Sede), Fernando Passalio, e de Educação (SEE/MG), Igor de Alvarenga.

Na sequência, o diálogo entre as áreas do Governo do Estado envolvidas para garantir o sucesso do projeto de ensino técnico em todas as suas etapas foi um dos pontos ressaltados pelo secretário de Educação.

“São ações que vão fazer diferença lá na ponta. Já temos 130 mil vagas disponíveis no Trilhas de Futuro, em 133 municípios, e temos o desafio de levar esses meninos para terem portas abertas para oportunidades de emprego”, sinalizou Igor de Alvarenga.

Vale ressaltar que o objetivo da parceria engloba também o Trilhas de Futuro, mas não apenas: a iniciativa tem por propósito reunir toda a oferta de educação profissional do Estado nesta plataforma.

Etapas

A atuação conjunta será concretizada por meio de apoio técnico, sem repasse de recursos, e com realização em duas fases. A primeira é o engajamento do setor privado e arranjos produtivos locais para a geração de oportunidades. Já a segunda, é a mobilização de adolescentes e jovens para acessarem as oportunidades na plataforma digital da iniciativa (1mio.com.br).

O Unicef disponibilizará técnicos qualificados para contribuir com momentos formativos, documentos orientadores, momentos de articulação com as comunidades e setores produtivos, além de disponibilizar seus cursos e trilhas formativas.

A parceria com o Unicef integra os esforços conjuntos entre as Secretarias de Estado de Educação (SEE), Desenvolvimento Social (Sedese) e Desenvolvimento Econômico (Sede), para alcançar as metas traçadas no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI).

Desta forma, esse engajamento com o setor privado e arranjos produtivos locais colabora para que a educação tenha impactos positivos na esfera econômica e social, além de estar alinhado com o Plano Nacional de Educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica.

Qualificação profissional

Para a próxima edição, o programa estadual Trilhas de Futuro já conta com um novo sistema de mapeamento, que fornece dados relevantes sobre demanda e empregabilidade para consulta das instituições de ensino que oferecem cursos técnicos profissionalizantes. Com a divulgação do mapeamento, as instituições poderão analisar a possibilidade de disponibilizar em suas estruturas novos cursos com um catálogo de oportunidades já alinhado às possibilidades de empregabilidade em cada região.

Atualmente, o Trilhas de Futuro oferece 82 opções de cursos em 283 instituições credenciadas, em 133 municípios mineiros. Todos os alunos selecionados para participar recebem ajuda de custo de R$ 20 por dia para transporte e alimentação. O Governo de Minas já investiu cerca de R$ 1 bilhão no programa.

Além disso, quase 50 mil estudantes estão matriculados em cursos técnicos parciais disponibilizados dentro de 545 escolas estaduais, com 36 opções de cursos.

O Governo de Minas também conta com a oferta gratuita de cursos na Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais (Utramig), que é referência no ensino profissionalizante, dentre outros cursos ofertados por meio da Formação Inicial e Continuada (FIC) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Governo Federal.

PMDI 

O Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI) é um instrumento de planejamento de longo prazo, previsto pela Constituição Mineira, que apresenta e consolida as prioridades para o futuro do Estado e os Objetivos Estratégicos para o desenvolvimento sustentável do estado. Orientar a qualificação profissional a partir de demandas do setor produtivo e implementar políticas para a formação para o trabalho são algumas dessas ações prioritárias.

Um Milhão de Oportunidades 

Lançada em 2020, a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) reúne organizações das Nações Unidas, governos, setor privado e sociedade civil para criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional, aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens (14 a 29 anos) em situação de vulnerabilidade. O 1MiO é parte do programa global Generation Unlimited, aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2018.

—-
Galeria de fotos disponível na Agência Minas:

Fotos: Dirceu Aurélio
https://www.agenciaminas.mg.gov.br/multimidia/galeria/governo-de-minas-e-unicef-firmam-parceria-para-ampliar-oportunidades-de-trabalho-para-adolescentes-e-jovens