Governo de Minas une forças para evitar incêndios florestais no estado

Governo de Minas une forças para evitar incêndios florestais no estado

Além do programa Minas contra o Fogo, Estado investe em fiscalização e na Operação Alerta Verde

O Governo de Minas continua empenhado em investir em ações que reprimam incêndios florestais criminosos, prejudicando a flora e fauna mineira, especialmente no período de seca.
Lançado em junho deste ano, o programa Minas Contra o Fogo é parceria entre Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)Instituto Estadual de Florestas (IEF)Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e Corpo de Bombeiros Militar (CBMMG). A iniciativa tem como objetivo preparar os municípios, de forma padronizada, para que ofereçam a primeira resposta às demandas de incêndios florestais e em vegetação, aumentando a capacidade de atendimento e reduzindo os riscos para brigadistas e voluntários.

 

Ao todo, 38 municípios que possuem unidades de conservação estaduais com registro de incêndio ou que originaram, entre 2013 e 2021, alguma ocorrência com fogo, aderiram à iniciativa e receberam equipamento e capacitação por parte dos órgãos envolvidos.

 

Os materiais, também conhecidos como Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), são compostos por capacetes, luvas, óculos e coturnos, além de instrumentos de combate ao fogo, como abafadores, enxadas e bombas costais. Eles foram captados pelo IEF junto à iniciativa privada para a formação e estruturação de brigadas municipais de combate a incêndios. A capacitação das equipes ficou tanto a cargo do IEF quanto dos bombeiros. Já as oficinas de planos de contingência ficaram sob responsabilidade da Defesa Civil Estadual.

 

Capacitação

 

A previsão é a de que oficinas de capacitação dos municípios para elaboração dos Planos de Contingência Municipal Contra Incêndios Florestais se encerrem no dia 1/9, com possibilidade de prorrogação caso mais municípios tenham interesse pelo treinamento.

 

A Defesa Civil Estadual realizou a ‘Capacitação de Municípios para Elaboração de Plano de Contingência Municipal contra incêndios florestais’ de forma virtual para dez cidades, reunindo mais de 150 pessoas.

 

As oficinas presenciais foram divididas ao longo do território mineiro, e até o momento mais de 30 pessoas de 26 cidades foram capacitadas pelas equipes da Cedec.

 

O IEF realizou a capacitação de brigadistas em oito municípios, totalizando 127 pessoas. O Corpo de Bombeiros Militar também já finalizou o “Curso de Formação de Brigadista Florestal”, com base na portaria n° 54, em 23 municípios, capacitando mais de 240 brigadistas. O treinamento em Tiradentes também já está em andamento e há previsão de novos treinamentos para as cidades de Campanha, Coronel Xavier Chaves e Belo Horizonte.

 

Crédito da imagem: Evandro Rodney