GRUPO TRAMA DE TEATRO REFLETE SOBRE O OFÍCIO ARTÍSTICO COM O EXPERIMENTO CÊNICO “SOBRE VIVÊNCIAS”

GRUPO TRAMA DE TEATRO REFLETE SOBRE O OFÍCIO ARTÍSTICO COM O EXPERIMENTO CÊNICO “SOBRE VIVÊNCIAS”

Cenas curtas serão apresentadas nos dias 22 e 23 de setembro, no Espaço Trama de Teatro, em Contagem, às 20h. A entrada para a apresentação é gratuita

O Grupo Trama de Teatro, reconhecido por sua longeva história nas artes, está prestes a estrear um experimento cênico, que é resultado de uma intensa e enriquecedora residência artística. Trata-se de “Sobre Vivências”, um conjunto de cenas curtas arquitetadas em um olhar sobre o mundo dos artistas e os desafios diários enfrentados por eles. O trabalho poderá ser conferido nos dias 22 e 23 de setembro, às 20h, no Espaço Trama de Teatro (rua Antônio Augusto, 150, Nossa Senhora de Fátima), em Contagem. A entrada é gratuita e não é necessário retirar ingressos.

 

“Sobre Vivências”, que conta com a presença de Shirley Rodriguez, Marco Túlio Zerlotini e Carlos Henrique, surgiu após um momento de experimentação, onde a criação, a improvisação, os movimentos do corpo e da voz foram explorados e provocados por três artistas renomados: a atriz Lira Ribas, a coreógrafa Dudude e o dramaturgo Francisco Falabella. A imersão do elenco do Grupo Trama de Teatro durou cerca de quatro meses — de junho a setembro de 2023.

 

“A iniciativa partiu do desejo de estar em sala de ensaio, de ter um tempo de qualidade para experimentar e ser provocado. Estar em processo é de suma importância para o ator e a atriz, pois assim podemos nos conhecer melhor enquanto pessoas e artistas”, entrega Shirley Rodriguez. “A gente queria pesquisar e renovar nossa presença cênica, principalmente depois do período de pandemia. Essa residência se tornou nosso reencontro com o espaço cênico”, diz Carlos Henrique.

 

O experimento cênico “Sobre Vivências” expõe ao público, em três momentos distintos, situações inspiradas nas experiências pessoais dos artistas, a partir de provocações de desenvolvimento da dramaturgia. A proposta é que o espectador acompanhe o momento de desenvolvimento da cena, como se estivesse em um dos ensaios do Grupo Trama. “É como se a gente estivesse ensaiando com a presença de uma platéia. A gente questiona a gente mesmo em vários momentos, e o público acompanha tudo. E estar em cena, desenvolvendo uma pesquisa como essa, é realmente gratificante para mim enquanto artista”, comemora Shirley Rodrigues.

 

O propósito da residência artística, conforme apontado por Shirley, desde o início, era que o trio formado por Dudude, Lira e Francisco desafiasse e provocasse o grupo, estimulando a criatividade e a expressão artística. “Um momento para desconstruir e construir no coletivo. Tivemos a liberdade de experimentar e, somente depois de viver plenamente o momento, começamos a caminhar para algo que pudesse ser compartilhado junto ao público”, revela a atriz.

 

O experimento cênico “Sobre Vivências”, que não tem a pretensão de ser uma peça teatral concluída, mas é um possível embrião para um trabalho futuro, é fruto do projeto de manutenção do Espaço Trama de Teatro, aprovado no Edital Movimenta Cultura do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem. “A gente acredita que esse processo pode ser o início de algo maior. Ou não. O importante, agora, é dividir com o público, colhendo os frutos do que estamos cultivando desde junho. Aramos, regamos, podamos e agora chegou a hora da colheita”, comenta Marco Túlio.

 

SERVIÇO:
“Sobre Vivências: Experimento Cênico”
Quando: 22 e 23 de setembro, às 20h
Onde: Espaço Trama de Teatro (rua Antônio Augusto, 150, Nossa Senhora de Fátima), em Contagem)
Valor: Gratuito (não é necessário retirar ingressos)

Mais informações: https://www.instagram.com/tramadeteatro/

 

FELIPE PEDROSA – JORNALISTA/ASSESSOR DE IMPRENSA

Jornalista especializado em cinema e assessoria de imprensa

Colunista/Blogueiro de Cultura no Trem Pra Fazer