Grupos de convivência para idosos retomam atividades presenciais e promovem valorização e qualidade de vida

Grupos de convivência para idosos retomam atividades presenciais e promovem valorização e qualidade de vida

As atividades dos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas idosas, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Segurança Alimentar, foram retomadas de forma presencial, após dois anos de trabalhos e encontros remotos,  devido aos protocolos de distanciamento social decorrentes da pandemia de Covid-19.

A diretora de Proteção Social Básica, Maíra Miranda, explica que o retorno dos encontros presenciais proporcionam aos idosos um espaço de convivência, trocas de experiência e fortalecimento dos vínculos comunitários. Momentos que, segundo ela, são fundamentais para prevenção das violências e violações de direitos da pessoa idosa que, na maioria das vezes, ocorrem no interior das famílias. “Quando o idoso sai de casa para participar das atividades propostas em grupos, também previne-se o isolamento social e garante-se espaços de proteção e de acesso aos serviços e benefícios ofertados na cidade”, explicou.

A idosa e usuária do Cras Sede, Helena Queiroz, destaca que é muito bom voltar às nossas atividades, estava sentindo falta. “Agora florescemos com a volta dos nossos encontros e atividades do nosso grupo”, exaltou.

Referência técnica da Diretoria de Proteção Social Básica, Odair Câmara, destaca que  desde o início da pandemia muitos desafios estão sendo enfrentados.  A rotina dos encontros grupais do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, que ocorriam presencialmente nos Cras, teve que ser rapidamente alterada e o distanciamento social se impôs como uma necessidade. Em função disso, o meio digital tornou-se ainda mais presente na vida de todos.

Para ele, o retorno às atividades presenciais, marca a potência da convivência enquanto processo e metodologia do serviço, que é capaz de produzir bons encontros e o reconhecimento de que, na convivência, pode-se (re)constituir vínculos que proporcionem trocas de experiências entre os usuários, valorizando o sentido da vida coletiva, participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e projetos de vida. “Cabe ressaltar, que o convívio é uma segurança afiançada pela Política de Assistência Social, e justamente nesse ambiente coletivo proporcionado pelo SCFV, a convivência e o fortalecimento de vínculos contribuem para a prevenção de situações de vulnerabilidades sociais, decorrentes da  ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, fragilização de vínculos afetivos/relacionais e de pertencimento social, e por discriminações etárias, de classe, etnia, de gênero ou por deficiências, dentre outras”.

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Pessoas Idosas promove ações e atividades voltadas para as características, interesses e demandas desta faixa etária, considerando a vivência em grupo, as experiências artísticas, culturais, esportivas e de lazer e a valorização das experiências vividas, sempre ressaltando a centralidade da família e a referência ao Centro de Referência de Assistência Social – Cras.

Os grupos oferecem atividades de estímulo cognitivo, além de orientação sobre o Estatuto do Idoso e os direitos da pessoa idosa. Também são realizadas orientações e reflexões para melhoria na qualidade de vida e o envelhecimento saudável. Os idosos que se interessarem em participar dos grupos podem procurar o Cras de sua região. Em Contagem, são dez equipamentos municipais que trabalham com os grupos de idosos.

Para participar, basta procurar o Cras da sua região.

  • Cras Eldorado: rua Senegal, 229 – Eldorado / Telefone 3911-6774
  • Cras Industrial: rua Marquês do Paraná, 95 – Industrial / Telefone 3333-1867
  • Cras Icaivera: rua Poranga, 74 – Icaivera / Telefone 3352-6031
  • Cras Nacional: rua Felipe dos Santos, 577 – Nacional / Telefone 3913-9097
  • Cras Nova Contagem: rua VL 06, 940 – Nova Contagem / Telefone 3913-1873
  • Cras Petrolândia: rua Querosene, 30 – Petrolândia / Telefone 3397-6381
  • Cras Ressaca: rua Rodrigues da Cunha, 227 – Ressaca / Telefone 3357-4013
  • Cras Sede: rua Joaquim José, 128 – Fonte Grande / Telefone 3352-5361
  • Cras Casa Amarela: rua Ubatuba, 241 – São Matheus / Telefone 3361-8626
  • Cras Parque São João: rua Um, s/nº – Vale das Perobas / Telefone 3352-5763

Fotos: Equipe CRAS-Sede

Autor: Flávia Nunes