Guarda Civil e Conselho Tutelar alinham parceria para aprimorar atendimento, visando à proteção de crianças e adolescentes

Guarda Civil e Conselho Tutelar alinham parceria para aprimorar atendimento, visando à proteção de crianças e adolescentes

Com o objetivo de definir protocolos de atendimento e evitar conflitos de competência, a secretária de Defesa Social, Viviane França, e a subcomandante da Guarda Civil de Contagem, Anita de Carvalho, se reuniram com representantes dos Conselhos Tutelares do município.

Durante o encontro foi estabelecido que serão promovidos cursos de capacitação com o propósito de delimitar as atribuições de cada órgão e de buscar soluções conjuntas, visando a garantia de direitos e proteção de crianças e adolescentes. “A ideia é fazer um alinhamento das ações e estreitar a relação da Guarda Civil com o Conselho Tutelar, buscando, inclusive, explicar quais situações competem à Guarda e quais competem às outras forças de segurança durante um atendimento”, informou a secretária.

Na avaliação da subcomandante, é importante criar uma rede integrada e uma gerência direcionada aos assuntos de proteção social. “ A melhoria é contínua. Precisamos levantar os gargalos e definir fluxos. Não se trata somente de fazer legislações ou portarias. É necessário que os profissionais de ambas instituições sejam parceiros e construam uma relação em prol de um atendimento qualificado e acolhedor”, destacou Anita.

Para a coordenadora da Comissão Executiva dos Conselhos Tutelares de Contagem, Nathalia Lima, a construção dessa parceria fortalecerá o trabalho do conselho e contribuirá para a prevenção de qualquer ameaça ou violação aos direitos das crianças e adolescentes. “A proteção desse público não deve ser vista apenas como uma competência do conselho. Precisa do envolvimento de todos os órgãos do Executivo e, também, da sociedade. Isso é fundamental para o sucesso da aplicação de nossas políticas públicas”, finalizou.

As capacitações estão previstas para serem realizadas em junho ou julho.

Foto: Secretaria de Defesa Social

Autor:Repórter: Carol Cunha