Guarda Civil mostra ações realizadas para garantir mais proteção à população

Guarda Civil mostra ações realizadas para garantir mais proteção à população

A Secretaria Municipal de Defesa Social (Seds) divulgou, recentemente, um balanço das principais ações que ocorreram ao longo deste ano. Dados relativos à segurança na cidade, operações contra a comercialização de remédios, ações efetivas nas Áreas de Preservação Permanente (APP’s) e ações de combate aos furtos de cabos de cobre foram destacados no levantamento.

O balanço foi apurado entre o dia 1 de janeiro e o dia 8 de novembro deste ano. Ao todo, foram mais de 2.800 operações de Defesa Social em Contagem. Os números mostram, por exemplo, que a Guarda Civil de Contagem (GCC) teve forte presença nas infrações contra o patrimônio público municipal, contabilizando 336 ações positivas. Referente à busca e salvamento, a corporação teve êxito em 159 operações. Também se destacou em palestras e treinamentos internos, totalizando 200 atividades.

Com o papel de polícia comunitária, a guarda também fez a proteção e a vigilância em diversos eventos promovidos pela Prefeitura na cidade, especialmente durante o mês de agosto, quando se comemora o aniversário de Contagem.

Na avaliação da instituição, as festividades foram realizadas sem grandes intercorrências. A Comissão de Monitoramento da Violências em Eventos Esportivos e Culturais de Contagem (Comoveec), também foi primordial para que os eventos pudessem ser realizados, de forma pacífica e organizada. “Conseguimos alcançar as metas planejadas, seguindo as orientações estabelecidas aos organizadores dos eventos“, destacou a assessora da Comoveec, Patrícia Guimarães. 

Mais equipamentos

Nesse período, a GCC adquiriu mais 27 sparks (armas de choque), oriundas do Convênio Estadual celebrado entre o município de Contagem e a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública.

Força-tarefa no combate ao comércio ilegal de cabos de energia

A Prefeitura trabalha, também, para que a prática ilícita do roubo de venda de material público seja desmantelada na cidade. Com isso,  nasceu a “Operação Hefesto”, fase 1, 2 e 3, para combater vendas e compras de cabeamentos e hidrômetros furtados, além da interceptação na rua.

Numa recente reunião feita pelo Grupo de Trabalho (GT) – que contou com as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Desenvolvimento Urbano e Habitação; secretarias Municipal e Estadual de Fazenda; Ministério Público, polícias Civil (PCMG) e Militar de Minas Gerais (PMMG) e outros órgãos – , foi destacado como positiva a ação nas ruas e galpões conhecidos como “ferros-velhos”, em vários pontos da cidade.

Num galpão, por exemplo, localizado na região Industrial, foi descoberto um sistema de engenharia de produção dos itens roubados que visava dificultar a identificação do material como sendo ilícito. Os cabos de energia e telefonia eram armazenados e cortados. Em seguida, eram triturados em uma máquina, com alto grau de sofisticação, que separa o cobre de alto valor comercial da capa de plástico. Por último, os elementos separados eram colocados em “bags” para revenda.

Mais de 20 toneladas desse material foram apreendidos e aproximadamente 5.200 metros cúbicos de cobre. Ao todo, foram 25 autuações em parcerias com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Fiscalização de Posturas, e quase 60 ocorrências realizadas diretamente pela guarda.

As operações “Hefestos 1, 2 e 3” contaram com a Guarda Civil e Gerência de Inteligência em sete viaturas e 14 agentes; dez policiais militares; quatro policiais civis e outros agentes governamentais. Também foram apreendidas 12 placas de trânsito recuperadas e devolvidas à Transcon.

“A secretaria recebeu o GT para falarmos sobre o balanço de furtos de cabos no município. Trabalho esse que contou com a colaboração das inteligências da Guarda Civil e do 39° Batalhão de Polícia Militar. Podemos dizer que Contagem está no caminho certo em ser referência na ação de combate e informação integrada com instituições responsáveis em inibir tais práticas ilegais. Essa operação é fruto da articulação do GT”, destacou a secretária municipal de Defesa Social, Viviane França.

Para potencializar os trabalhos, desde o início de 2023, criou-se um Disque-Denúncia via WhatsApp para intensificar as medidas preventivas e as ações para redução dos casos. O número é o (31) 97306-4423 e registra, durante 24h, queixas anônimas por meio de relato e envio de áudios, imagens e vídeos.

Operação Tarja Preta

Uma operação integrada da Guarda Civil,  Vigilância Sanitária e  Polícia Civil também identificou farmácias nas regiões Sede e Riacho, onde ocorria a venda de medicamentos vencidos e sem receita médica.  A “Operação Tarja Preta”, que teve como objetivo fazer buscas e apreensões em quatro alvos na cidade, foi desencadeada a partir de denúncias da população.

Fiscalizações ao Meio Ambiente

Preocupada em fiscalizar e manter a ordem nas Áreas de Preservação Permanente (APP’s), a GCC, ao lado do Comitê de Fiscalização de Contagem (Comfisc), em parceria com outros órgãos, estiveram também na região Vargem das Flores, ao longo do ano, para combater o desmatamento, parcelamento e loteamento irregular, além da destruição de nascentes. Ao todo foram 18 ações visando à proteção ao Meio Ambiente, tendo também mais dez ocorrências nos cuidados com a fauna, flora e pesca na região.

Patrulha da Mulher 

A Patrulha de Proteção à Mulher, vinculada à Prefeitura de Contagem, foi criada por meio da portaria 078/2019 e, desde então, tem feito ações de reinventar e ressignificar a segurança pública dentro da cidade, proporcionando um maior conforto aos cidadãos. Seja numa esquina de bairro ou palestrando dentro de uma empresa, a patrulha quebrou barreiras ao longo dos poucos anos de existência.

Somente em 2023, aproximadamente mais de 100 empresas fizeram solicitações à GCC. Os temas debatidos foram: combate ao assédio sexual, moral e violência doméstica. “Trabalhar na Patrulha de Proteção à Mulher foi algo que me trouxe um crescimento pessoal e profissional muito grande. Poder ter a sensibilidade para ouvir e acolher mulheres que são vítimas de violência doméstica é muito gratificante, porque de alguma forma estamos contribuindo para que elas quebrem este ciclo ruim e possam recomeçar suas vidas”, salientou a agente da guarda, Benvinda Macedo.
Autor:jornalista Leonardo Melo / Edição Carol Cunha