BJMG PROMOVE OFICINA DE DANÇA E SENSIBILIZAÇÃO COM OSCAR CAPUCHO

BJMG PROMOVE OFICINA DE DANÇA E SENSIBILIZAÇÃO COM OSCAR CAPUCHO

Atividade gratuita é destinada para todas as pessoas e vai acontecer no dia 29/11

O Ballet Jovem Minas Gerais, carinhosamente chamado de BJMG, no dia 29/11, terá a honra de receber o bailarino Oscar Capucho para uma oficina de dança e sensibilização corporal. O evento, que ocorrerá no Centro de Referência da Juventude, localizado na rua Guaicurus, 50, Centro, ao lado da Praça da Estação, terá início às 9h e se estenderá até às 13h. Aberta ao público jovem e adulto, a oficina é uma oportunidade única de vivenciar uma experiência enriquecedora.

“O mais interessante nessas oficinas, workshops e eventos, em que eu tenho o lugar de fala como uma pessoa cega, um artista cego, é a humanização, pois as pessoas de fato se colocam no lugar do outro. Uma coisa é você ter um lugar teórico, de entendimento, de leitura e de entendimento da pessoa que é diferente de você, outra coisa é você viver essa experiência no seu corpo”, explica Oscar Capucho.

O encontro, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio do Ministério da Cultura, propõe uma abordagem inclusiva, buscando ampliar a compreensão sobre a dança e a sensibilidade corporal. A coordenadora de planejamento e projetos do Ballet Jovem Minas Gerais, Tiça Pinheiro, destaca a importância de abrir a oficina para todos os interessados. “Quem não tiver deficiência visual, mas quiser passar por essa experiência enriquecedora e única, é muito bem-vindo”, afirma.

A dinâmica da oficina promete ser envolvente, contando com a participação de todo o elenco do Ballet Jovem Minas Gerais. Capucho adianta que os participantes terão seus olhos vendados durante a experiência, proporcionando uma imersão sensorial única. “É muito mais potente quando você se arrisca a ter os olhos vendados e a dançar com os outros sentidos. A importância desse processo todo está aí, em se colocar no lugar do outro. É mais do que dançar, é mais do que uma experiência sensorial. É humanizar”, ressalta o artista.

Legenda da foto em destaque: Dançarino Oscar Capuho – Crédito Gilberto Goulart/Divulgação

Oficina de Dança e Sensibilização Corporal
Público-alvo: Pessoas com ou sem deficiência visual
Data: 29/11, entre 9h e 13h
Local: CRJ (rua Guaicurus, 50, Centro), ao lado da Praça da Estação
Valor: Gratuito
Inscrições: clique aqui
Mais informações: https://www.instagram.com/balletjovemminasgerais/