HC-UFMG reduz filas do exame de Espirometria, feito a distância, no interior do país

HC-UFMG reduz filas do exame de Espirometria, feito a distância, no interior do país

Procedimento é essencial para avaliação de doenças respiratórias; desde sua criação, na modalidade telemedicina, foram realizados mais de 12 mil testes

A espirometria é um teste essencial para a avaliação da função pulmonar e para o diagnóstico de diferentes problemas respiratórios, como a asma, a doença pulmonar obstrutiva crônica e as sequelas da covid-19. Contudo, ainda são poucos os centros públicos que fazem esse exame no Brasil – e, em sua maioria, estão localizados nas grandes capitais, o que dificulta o atendimento amplo da população. Para fazer frente a esse problema, o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG criou e vem ofertando uma modalidade a distância do teste por meio de projeto financiado pelo Ministério da Saúde. 

Recentemente, a iniciativa chegou à marca de 12 mil exames realizados a distância, em parceria com 147 municípios brasileiros, o que é inédita em âmbito nacional. A avaliação é que a ampliação da oferta da espirometria no Sistema Único de Saúde (SUS) tem colaborado de forma decisiva para fazer frente a um gargalo da saúde pública brasileira, na medida em que reduz a quantidade de encaminhamentos para centros de especialidade e o tempo de espera dos pacientes para realização do exame.

O projeto também traz benefícios econômicos, uma vez que evita deslocamentos para outros municípios. “Mesmo em Belo Horizonte, que é um grande centro urbano, temos apenas quatro serviços que realizam espirometria, e um deles é o HC”, informa a pneumologista Eliane Viana Mancuzo, professora da Faculdade de Medicina que coordena o projeto. 

Ela destaca que, com a oferta do teste a distância pelo serviço de telemedicina do HC, o projeto tem finalmente tornado acessível o exame no sistema de Atenção Básica à Saúde do Brasil. O resultado é o diagnóstico e a intervenção precoces em diversos casos de doenças respiratórias, facilitando o acesso a medicamentos disponibilizados pelo SUS e melhorando a qualidade de vida da população.

Fila zerada

Em Colombo, no Paraná, município de pouco mais de 250 mil habitantes, até março do ano passado o exame não era realizado pelo SUS, somente na rede privada de saúde. A parceria com o Centro de Telessaúde do HC possibilitou a retomada da espirometria na rede pública. “Estávamos com uma fila reprimida havia 3 anos, desde a interrupção do exame. Iniciamos a parceria em março do ano passado e já conseguimos zerar a fila. No total, já recebemos 875 laudos via telemedicina”, conta Danielle de Mello Cherbiski, enfermeira do município.

Danielle passou por treinamento no Hospital das Clínicas da UFMG em outubro de 2021 e é a responsável técnica pela execução do exame na cidade e pelo envio das informações à equipe de pneumologistas em Belo Horizonte. “Os benefícios da novidade são inúmeros: facilitou o acesso do paciente ao exame, reduziu os custos para o SUS, possibilitou o diagnóstico precoce das doenças, além de oferecer a oportunidade de os médicos generalistas discutirem diretamente com os pneumologistas do projeto o diagnóstico e o manejo das doenças, o que resulta em tratamento mais eficaz”, ressalta.

Como funciona


Os municípios que aderem ao projeto participam de treinamento dividido em dois módulos: um teórico, a distância, e outro prático, realizado no Hospital das Clínicas, em Belo Horizonte. Os profissionais indicados estudam sobre fisiologia respiratória, aprendem a calibrar e a manusear o espirômetro e a utilizar o software desenvolvido para a realização e a emissão de laudos remotos. Esses técnicos tornam-se então as referências das Unidades Básicas de Saúde (UBS) em seus municípios para a execução do exame. 

O exame funciona da seguinte forma: o paciente senta-se em uma cadeira e assopra por meio de um bocal com filtro descartável conectado ao espirômetro. Os dados são enviados para um software e transmitidos em tempo real para a equipe de pneumologistas do HC, que analisa e emite o laudo a distância, encaminhando-o, em seguida, novamente para a UBS.

A equipe do projeto de tele-espirometria reúne cinco pneumologistas do Hospital das Clínicas, que recebem e analisam o exame a distância. Outra oferta do projeto é a teleconsultoria em pneumologia para os médicos da Atenção Primária à Saúde, o que permite responder a dúvidas relacionadas ao laudo ou ao manejo clínico.

Sobre o HC

Desde dezembro de 2013, o Hospital das Clínicas da UFMG integra a Rede Ebserh. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais.

Vinculadas a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.

Legenda da foto em destaque: Espirometria é essencial para a avaliação da função pulmonar e para o diagnóstico de problemas respiratórios como a asma, a DPOC e as sequelas da covid.jpg