Hemominas: em ações pré-carnaval convidam a população a doar sangue

Hemominas: em ações pré-carnaval convidam a população a doar sangue

Atentas ao baixo comparecimento de doadores em períodos de férias e feriados prolongados como o Carnaval, as unidades da Fundação Hemominas em todo o estado buscam estimular o comparecimento de doadores de sangue, seja com a realização de campanhas locais em espaços públicos ou até ornamentando as áreas em que o doador é recebido. O mote é: Antes de cair na folia, venha doar!

Um exemplo é o Hemocentro de Belo Horizonte (HBH): entre os dias 5 e 9 de fevereiro, a mascote da Fundação comanda a distribuição de filipetas convidando à doação no aeroporto, rodoviária e estação central do metrô da capital, além da divulgação digital em parceria com a Buser. Começando no final de janeiro até vésperas do Carnaval, outras ações estão programadas: a busca ativa de caravanas com empresas parceiras para comparecimento durante a semana pré-carnaval e realização de coletas externas, bem como divulgação em painéis de mídia e elevadores e distribuição de um cartão específico de divulgação da causa via aplicativo Uber.

Por sua vez, com ações previstas para o início de fevereiro até o dia 16, o Hemocentro Regional de Uberlândia vai investir em peças de divulgação, decoração temática, lembrancinhas alusivas à data e atrações musicais com parceiros locais. Também o Hemonúcleo de São João del-Rei está preparando a campanha “Em ritmo de solidariedade” que será realizada em parceria com escolas de samba tradicionais da cidade. O intuito é sensibilizar os foliões sobre a necessidade de doação de sangue e que as escolas ajudem na divulgação da campanha. A mobilização vai envolver ainda a imprensa local, buscando sensibilizar maior número de doadores.

Nivaldo Junior: Nivaldo Junior: “Doações são necessárias todos os dias” – Foto: Adair Gomez

E a exemplo do que foi feito em 2023, a Fundação vai convidar blocos carnavalescos da capital e interior para gravarem vídeos convocando as pessoas a doarem sangue antes da  folia.

O assessor de Captação e Cadastro da Fundação Hemominas, Nivaldo Junior, destaca a importância da doação de sangue nas férias e feriados, quando os estoques são impactados pelo baixo comparecimento de doadores, podendo assim comprometer a segurança transfusional no estado: “As doações são necessárias todos os dias, mas em períodos de férias ou eventos como o Carnaval, elas são fundamentais para manter os estoques em segurança, uma vez que a possibilidade de ocorrerem acidentes aumenta, sem contar os pacientes hematológicos atendidos diariamente nos ambulatórios da rede Hemominas em todo o estado que demandam transfusões constantes, como os afetados pela anemia falciforme e hemofilia. Assim, é importante que a sociedade se conscientize que o gesto solidário de doar seja exercitado sempre e se incorpore na rotina das pessoas”.

Tipos de sangue: todos são necessários - Fotos: Adair GomezTipos de sangue: todos são importantes – Fotos: Adair Gomez

De modo geral, a situação dos bancos de sangue da Hemominas registra nível de alerta, principalmente os dos grupos O Neg, O Pos, A Neg que constantemente acusam maior baixa. O mais preocupante é o tipo O Neg, mais crítico, grupo estratégico conhecido como doador universal e que permite o atendimento emergencial para todos os outros grupos sanguíneos; no entanto, pacientes O Neg só podem ser atendidos por doadores da mesma tipologia. Diariamente, os doadores podem acompanhar pelo site ou redes sociais da Hemominas a situação do estoque. Vale observar que todos os tipos sanguíneos são importantes, mas visualizando o quadro frequentemente pode-se constatar quais os tipos mais críticos, cuja reposição é mais urgente.

Quem pode doar

Entre os critérios básicos para doar sangue, destacam-se:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos de idade. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, acompanhados pelo responsável legal ou portando autorização disponível no link: Doação 16 e 17 anosA partir de 61 anos, o candidato à doação precisa comprovar a realização de, pelo menos, uma doação anterior.
  • Pesar mais de 50 kg;
  • Estar bem descansado no momento da doação;
  • Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
  • Não ter sido exposto a situação de risco para doenças transmissíveis pelo sangue;
  • Não ter tido hepatite após os 11 anos;
  • Apresentar documento de identificação oficial e original, com foto, filiação e assinatura.
  • Se tiver feito tatuagem ou maquiagem permanente, em locais que possuam alvará sanitário, poderá doar após 6 meses. Caso não seja possível determinar a segurança sanitária, deverá aguardar 12 meses.

No site da Fundação Hemominas estão descritas todas as condições e restrições para doação de sangue, inclusive as relacionadas a exames e procedimentos cirúrgicos, vacinas e medicamentos em uso.

A doação pode ser agendada online ou pelo aplicativo MGapp-Cidadão.  Em caso de não comparecimento, solicita-se cancelar o agendamento para disponibilizar o horário a outro candidato.

Cobertura estadual

Doações de sangue podem ser feitas em várias unidades no estado - Foto: Adair Gomez Doações de sangue podem ser feitas em várias unidades no estado – Foto: Adair Gomez

A Fundação desenvolve atividades nas áreas de prestação de serviço, assistência médica, ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico, produção, controle de qualidade e educação sanitária.  Atualmente, ela conta 22 unidades descentralizadas nas macrorregiões do estado, sendo 7 Hemocentros  (Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Uberlândia), 9 Hemonúcleos (Diamantina, Divinópolis, Ituiutaba, Manhuaçu, Passos, Patos de Minas, Ponte Nova, São João del-Rei, Sete Lagoas), 6 Unidades de Coleta e Transfusão (Além Paraíba, Betim, Estação BH, Frutal, Hospital Júlia Kubitschek e Poços de Caldas), 11 Postos Avançados de Coleta Externa – PACE (Araguari, Bom Despacho, Barbacena, Lafaiete, Itajubá, Lavras, Leopoldina, Muriaé, Pará de Minas, Varginha e Viçosa; em breve será inaugurado o Pace de Patrocínio), além do Centro de Tecidos Biológicos (Cetebio).

Esta rede apresenta uma cobertura hemoterápica superior a 90% em todo o estado. São cerca de 600 entidades conveniadas, incluindo hospitais públicos, filantrópicos e particulares, alcançando aproximadamente 800 municípios, direta ou indiretamente. A meta é alcançar 100% dos procedimentos vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Gestor responsável: Assessoria de Comunicação – ACS

Legenda da foto em destaque: Mascote da Hemominas recebe Corte Momesca no HBH (campanha 2023) – foto: Adair Gomez

Fonte: Hemominas – Hemominas: ações pré-carnaval convidam a população a doar sangue antes da folia