Hospital Júlia Kubitscheck abre mais 20 leitos de enfermaria cirúrgica e estima mais de 2,5 mil procedimentos por ano

Hospital Júlia Kubitscheck abre mais 20 leitos de enfermaria cirúrgica e estima mais de 2,5 mil procedimentos por ano

Fhemig concretiza mais uma importante entrega para a retomada plena dos serviços oferecidos pelo Complexo de Especialidades

O Hospital Júlia Kubitschek (HJK), do Complexo de Especialidades da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), entregou, em 1/9, 20 novos leitos de enfermaria cirúrgica. A partir de agora, a unidade conta com 40 leitos destinados a cirurgias, em um total de 323 leitos hospitalares. Essas novas vagas ampliam a retaguarda para o atendimento de urgência da cirurgia geral e do bloco cirúrgico, ao permitir maior giro e ocupação do setor.

Os novos leitos serão ocupados por pacientes de todas as especialidades cirúrgicas da unidade – que realiza procedimentos em cirurgia geral, torácica, ginecológica e urológica. A expectativa é de que o número de operações aumente em, aproximadamente, 40% e ultrapasse o contingente de 2,5 mil procedimentos anuais em comparação às 1,8 mil cirurgias realizadas antes da pandemia da covid-19.

A ampliação das salas cirúrgicas e a aquisição do novo parque tecnológico permitiram que o HJK retomasse os serviços de cirurgia de média e alta complexidade, sendo referência na grade de urgência de Belo Horizonte para as unidades de pronto atendimento (UPAs) das regionais Barreiro e Oeste, assim como para o Hospital João XXIII (HJXXIII), no tratamento de abdome agudo não traumático, potencializando seu papel no Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a diretora-geral do Complexo de Especialidades, Cláudia Fernanda de Andrade, a reativação desses leitos permite que o paciente tenha acesso mais rápido ao serviço de saúde e ao tratamento cirúrgico demandado, “além de elevar o HJK, e consequentemente o complexo, a um nível ainda maior de prestação de serviços que impactam a fila por procedimento cirúrgico eletivo no município”.

 

Crédito (foto): Fhemig / Divulgação