Assembleia Cultural anuncia seleção de propostas para 2024

Assembleia Cultural anuncia seleção de propostas para 2024

Inscrições para Segunda Musical, Zás, Mineiranças e ocupações do Teatro e da Galeria de Arte começam no dia 15 de janeiro

Os interessados em integrar a programação de 2024 do programa Assembleia Cultural já podem se preparar. Os editais com as orientações para a seleção artística foram publicados na edição desta quarta-feira (27/12/23) do Diário do Legislativo e contemplam os projetos Segunda MusicalZásMineiranças e ocupações do Teatro e da Galeria de Arte.

No caso da ocupação da Galeria de Arte, o edital desse ano traz uma novidade. As exposições de artes visuais devem ter um objeto que retrate a identidade de Minas Gerais, seja na pintura, escultura, gravura, fotografia ou instalação, entre outros.

inscrição para a seleção deve ser realizada pelo Portal da Assembleia, em duas etapas:

  • Pré-inscrição: de 15 de janeiro a 4 de fevereiro. O candidato deve preencher um formulário informando a modalidade em que deseja se inscrever. Em seguida, no e-mail cadastrado, receberá orientações sobre a apresentação da proposta.
  • Apresentação da proposta: deve ser enviada on-line até 11 de fevereiro, de acordo com os critérios previstos no edital.

A análise das propostas inscritas também será feita em duas etapas:

  • Habilitação: fase eliminatória que consiste na análise da documentação apresentada e da presença das condições exigidas pelo edital para participação no processo seletivo.
  • Seleção: fase eliminatória e classificatória. Nesse momento, as propostas são avaliadas por meio de pareceres técnicos emitidos por até três profissionais do banco de pareceristas da Assembleia. Os profissionais avaliadores são sorteados dentre aqueles previamente credenciados via edital público.

Conheça os projetos do Assembleia Cultural

O programa Assembleia Cultural tem o objetivo de difundir as expressões artístico-culturais e de aproximar a população com o Parlamento mineiro. Ele é formado por cinco projetos:

Segunda Musical: voltado à música erudita, com apresentações às segundas-feiras, às 20 horas, no Teatro da Assembleia. Podem participar estudantes e grupos de câmara (nesse caso, dependendo da formação, podem participar um ou mais músicos profissionais).

Zás: iniciativa de incentivo à música popular, teatro, dança, contação de histórias, stand-up, poesia, mágica e performances, com apresentações às quintas-feiras, às 19 horas, no Teatro da Assembleia. Podem participar pessoas físicas e jurídicas com propostas autorais, independentes e/ou inovadoras.

Mineiranças: realização de feiras e exposições de produtos artesanais, na Galeria de Arte da ALMG. Podem participar associações ou cooperativas constituídas como pessoas jurídicas, sediadas em Minas Gerais.

Ocupações Galeria de Arte: voltado a exposições de artes visuais (pintura, escultura, gravura, fotografia, instalação e outras), realizadas na Galeria de Arte da ALMG. Podem participar pessoas físicas ou jurídicas, com propostas individuais ou coletivas.

Ocupações Teatro: direcionado à música popular, teatro, dança, contação de histórias, stand-up, poesia, mágica e performances, com apresentações às sextas-feiras, sábados e domingos. Podem participar pessoas físicas e jurídicas, havendo a possibilidade de se cobrar ingressos e fazer temporadas (mais de uma apresentação de um mesmo show ou espetáculo).

Informações adicionais sobre a seleção podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo telefone (31) 2108-7303 e pelo formulário disponível no Portal da Assembleia.

Legenda da foto em destaque: Inscrições devem ser feitas pelo Portal da Assembleia Foto: Willian Dias

Fonte: Assembleia Cultural anuncia seleção de propostas para 2024 – Assembleia Legislativa de Minas Gerais (almg.gov.br)