Igreja Nossa Senhora de Fátima será elevada a Santuário neste domingo, 22 de outubro, em BH

Igreja Nossa Senhora de Fátima será elevada a Santuário neste domingo, 22 de outubro, em BH

A Missa Solene de elevação da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na Praça da Assembleia, bairro Santo Agostinho, a Santuário Arquidiocesano, será neste domingo, 22 de outubro, às 19h, na Praça da Assembleia, em BH. A Santa Missa relembra a última aparição da Senhora de Fátima aos Pastorinhos – o “Milagre do Sol” – em Portugal, em 1917.

A programação da Festa que marca a elevação da Igreja a Santuário começa nesta quinta-feira, 19 de outubro, e será vivida até domingo. Estão previstos Cântico do Ofício à Imaculada Conceição de Maria, Recitação dos Mistérios do Santo Rosário, Santa Missa, com bênção e Adoração do Santíssimo Sacramento e procissão luminosa. No domingo, dia 22, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, dom Nivaldo dos Santos Ferreira preside a Solene Celebração Eucarística que conclui a programaçãoàs 19h, com a leitura do decreto assinado pelo arcebispo dom Walmor Oliveira de Azevedo, que cria o novo Santuário Arquidiocesano. Após a Missa, haverá programação cultural: dança portuguesa e músicas.

 

O horário das celebrações da Santa Missa – dia 22 de agosto: 8h, 10h30 ,16h e 19h 

 

A Igreja Nossa Senhora de Fátima está localizada à Praça Carlos Chagas (Praça da Assembleia), 33, Santo Agostinho, Belo Horizonte. 

 

A devoção a Nossa Senhora de Fátima na Capital Mineira

Em 1949, a jovem Capital Mineira recebeu uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal. Naquela época, os fiéis se uniram e construíram, na Região da Praça da Assembleia, uma pequena igreja dedicada à imagem. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi oficialmente criada em 1952. Quarenta anos depois, foi inaugurado o atual templo, maior, para acolher os muitos fiéis. A Paróquia Nossa Senhora de Fátima tem intensa programação de celebrações e muitos trabalhos sociais dedicados aos mais pobres. Com a sua elevação a Santuário Arquidiocesano, estão previstas intervenções arquitetônicas para qualificar ainda mais a infraestrutura da igreja, inaugurada em 1992.

Santuários da Arquidiocese de Belo Horizonte

Uma igreja pode ser elevada a santuário quando se torna referência entre grande número de fiéis, acolhendo grandes peregrinações de devotos. Atualmente a Arquidiocese de Belo Horizonte reúne 14 santuários: Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, no alto da Serra da Piedade, em Caeté, Santa Luzia (na cidade de Santa Luzia), Santo Antônio (em Roça Grande, Sabará), Tabor da Liberdade (em Confins), Nossa Senhora da Saúde (em Lagoa Santa), Nossa Senhora Aparecida (Contagem), Nossa Senhora do Rosário (Brumadinho), Santuário da Santíssima Eucaristia – Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem (bairro da Boa Viagem, Belo Horizonte), São Judas Tadeu (bairro da Graça), Nossa Senhora da Conceição dos Pobres (bairro Lagoinha), Santuário da Saúde e da Paz (bairro Padre Eustáquio), São Paulo da Cruz (Barreiro, em Belo Horizonte), São José (Centro, Belo Horizonte), São Francisco de Assis (Pampulha, Belo Horizonte).

_-A programação completa pode ser conferida no site da Arquidiocese: https://arquidiocesebh.org.br/noticias/solene-celebracao-eucaristica-de-elevacao-da-paroquia-nossa-senhora-de-fatima-a-santuario-dia-22-de-outubro/_

*Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de BH:*