Ipead/UFMG: confiança do consumidor de BH cresce impulsionado por melhora na percepção do emprego

Ipead/UFMG: confiança do consumidor de BH cresce impulsionado por melhora na percepção do emprego

Calculado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), que celebra seu 75º ano de excelência em pesquisas aplicadas e gestão de projetos, o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte (ICC-BH) registrou aumento de 2,79% em agosto em relação ao mês anterior. O índice alcançou a marca de 43,34 pontos. Esse resultado coloca o ICC-BH deste mês no maior patamar do ano e representa o segundo valor mais elevado dos últimos 13 meses.

Essa variação positiva do ICC-BH é explicada pela melhoria na percepção da população em cinco dos seis componentes do índice. A única exceção ocorreu na percepção em relação à pretensão de compra, que apresentou queda em comparação ao mês anterior. Os principais impulsionadores desse aumento da confiança dos consumidores foram a melhora na percepção sobre o emprego, que aumentou 8,16%, e na situação econômica do país, com um aumento de 4,61% em relação a julho. O segmento de vestuário e calçados foi o que mais se destacou na intenção de compra, representando 20,48%.

A pesquisa completa pode ser conferida no site do Ipead.

Sobre o Ipead

A Fundação Ipead é uma entidade sem fins lucrativos, credenciada pelo Ministério da Educação – MEC e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, como fundação de apoio à Faculdade de Ciências Econômicas – Face da UFMG.

Legenda da foto em destaque: Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte cresceu 2,79% em agosto, segundo divulgado pela Fundação Ipead | Crédito: Alessandro Carvalho