Livro “Caminho: a beleza é enxergar”, do Defensor Público André Naves, será lançado nesta quinta-feira (24)

Livro “Caminho: a beleza é enxergar”, do Defensor Público André Naves, será lançado nesta quinta-feira (24)

Lançamento será virtual; publicação já está em pré-venda no site da Amazon

 

O livro “Caminho: a beleza é enxergar”, do Defensor Público Federal André Naves, é uma obra inspiradora que narra a trajetória de superação do autor após um grave acidente automobilístico que o deixou em coma por 45 dias, 6 meses sem andar, e com sequelas. Será lançado virtualmente nesta quinta-feira, 24 de agosto, e toda a renda obtida com a venda será revertida para instituições sociais comprometidas com o desenvolvimento social sustentável, inclusivo e justo.
Na obra, André Naves compartilha as reflexões que o fizeram ter um novo olhar diante da vida, desde as suas raízes familiares e culturais até a sua identidade pessoal e profissional.
“Metaforicamente ainda envolto às trevas do coma, vou retomando a Luz… e passo a relembrar. Quais as minhas raízes? Quais perfumes, sabores e sons me acompanham? Passo a recordar minha identidade sendo constituída desde a infância, minha personalidade, minhas amizades, minhas experiências. Faço uma dura, porém essencial, digressão. Minhas memórias são como sementes que afloram mostrando que a coletividade é essencial à individualidade”, revela o Defensor Público.
A narrativa continua a partir de sua nova realidade, aos 19 anos: “Mostro a superação das pedras que encontrei durante o caminho até aqui. E os Cantos de Inspiração, baseados na Disciplina, filha da Força; na Perseverança, broto da Beleza; e na Alteridade, a mais bela flor da Sabedoria”, diz ele.
E por fim, o Defensor Público, que hoje é especialista em Direitos Humanos e Inclusão, fala sobre as suas descobertas: “O que vindes fazer aqui? É a constatação de que a nossa dignidade individual molda a estrutura social, e, neste sentido, nosso caminho deve ser o da celebração da diversidade e de enaltecimento das características individuais únicas. Convido às pessoas à uma leitura prazerosa e desinteressada, mas também a um estudo mais atento e à releitura, por meio de diferentes camadas de entendimento”, sinaliza o autor.
André Naves também é Conselheiro do Chaverim – grupo de assistência às pessoas com deficiência intelectual e psicossocial em São Paulo -, e atua em diversas outras organizações voltadas à Inclusão Social.

“Caminho: a beleza é enxergar” é, portanto, um convite à cultura de doar e à filantropia, além de uma lição de resiliência e esperança. O livro já está em pré-venda na Amazon.