LIVRO INÉDITO SOBRE A OBRA TEATRAL DE MACHADO DE ASSIS SERÁ LANÇADO EM BELO HORIZONTE

LIVRO INÉDITO SOBRE A OBRA TEATRAL DE MACHADO DE ASSIS SERÁ LANÇADO EM BELO HORIZONTE

“Teatro de Machado de Assis: Alternativa para a Dramaturgia Brasileira”, do escritor Nilton de Paiva Pinto, terá sessão de autógrafos no dia 20 de abril, na Casa do Jornalista; entrada franca

No dia 20 de abril, a Casa do Jornalista (avenida Álvares Cabral, 400, Centro), em Belo Horizonte, será palco do lançamento do livro “Teatro de Machado de Assis: Alternativa para a Dramaturgia Brasileira”, de autoria do escritor, professor e pesquisador Nilton de Paiva Pinto. A noite de autógrafos, regada a um bom bate-papo, vai acontecer entre 17h e 21h. A entrada é gratuita, e a classificação é livre.

O lançamento na capital mineira acontece pouco tempo depois de a obra ter sido apresentada em Contagem, dentro da programação do projeto “Noite no Museu”, na Casa Nair Mendes Moreira. “A expectativa de lançar o livro em BH é muito grande. Tenho vários amigos que sempre me perguntam sobre o lançamento da obra. Muitos ficaram sabendo do evento que aconteceu em Contagem e me cobram porque não ainda fiz na capital”, comenta o escritor, que ficou surpreso com o público que bateu ponto no evento realizado na região metropolitana: “Foi uma surpresa mais que agradável. Tivemos muita troca, muito aprendizado, e a divulgação da obra. Também conversamos e falamos da importância desse grande escritor que é o Machado de Assis”.

Animado com o lançamento em BH, Nilton de Paiva está otimista e espera repetir o sucesso do evento em Contagem. “Que a gente possa divulgar a obra de Machado de Assis, falar da importância dele como dramaturgo, como o homem de teatro que ele também foi. Que a gente possa dar a ele o devido lugar que ele merece em todos os setores que trabalhou. Espero contribuir para levar até as pessoas essa informação, e que elas se interessem por ele também”, diz o escritor, acrescentando que, na capital mineira, vai acontecer ainda a leitura da peça “O Protocolo”, escrita em 1862. “Vamos ter a presença de Ana Nery, Edu Costa, Herbert Plascides e Pauline Braga, atores e atrizes do teatro mineiro. Eles farão a leitura desse texto que é uma beleza”, finaliza.

SOBRE O LIVRO
Ao estudar a produção teatral de Machado de Assis, o professor e pesquisador Nilton de Paiva Pinto vai na contramão de outras pesquisas que sempre recaem sobre os contos e os romances do autor de Dom Casmurro. Sim, é isto mesmo: o escritor de “Memórias Póstumas de Brás Cubas” também contribuiu para o teatro brasileiro. Nascido em 1839, Machado de Assis dedicou-se intensamente ao teatro em sua juventude literária, participando dos debates do tempo, atuando no jornalismo como crítico teatral, traduzindo peças francesas e exercendo inclusive a função de censor, como membro do Conservatório Dramático Brasileiro. Devido ao estímulo do meio, acabou por escrever comédias curtas, que foram representadas tanto por artistas profissionais quanto por amadores.

“Teatro de Machado de Assis: Alternativa para a Dramaturgia Brasileira” é resultado das pesquisas e análises que o professor vem realizando já há alguns anos. Em seu ensaio, ele debruçou-se sobre a produção do jovem escritor para compreendê-la e explicá-la em sua singularidade: “O objetivo, ao fazer esse trabalho, foi estudar a produção teatral de Machado de Assis de forma independente e deslocada de sua obra de ficção — já muito conhecida”, declara o pesquisador.

Como autor de textos teatrais, Machado de Assis escreveu “Hoje Avental, Amanhã Luva” (1860); “Desencantos” (1861); “O Caminho da Porta” (1862); “O Protocolo” (1862); “Quase Ministro” (1862); “As Forcas Caudinas” (1863); “Os Deuses de Casaca” (1864); “Uma Ode de Anacreonte” (1870); “Tu Só, Tu, Puro Amor” (1880); “Não Consultes Médico” (1896); e “Lição de Botânica” (1906).

O livro de Nilton de Paiva Pinto não só cuida de analisar as peças teatrais de Machado de Assis de forma independente, mas, também, de contextualizá-las dentro do panorama histórico e cultural do Brasil, na segunda metade do século XIX. O pesquisador busca entender como o famoso escritor concebeu sua arte teatral em meio às transformações sociais e culturais da época, oferecendo novas perspectivas sobre o legado do autor.

Além disso, “Teatro de Machado de Assis” lança luz sobre a atuação multifacetada de Machado no campo teatral, destacando seu papel como crítico, censor, tradutor e autor de peças teatrais. Ao apresentar uma visão abrangente e aprofundada da produção teatral do escritor, a obra visa preencher uma lacuna na crítica literária e resgatar a importância do teatro na trajetória do autor.

O livro impresso pode ser adquirido na noite de lançamento ou no e-mail teatrodemachadodeassis@gmail.com. Para aqueles que preferem ler no formato digital, a obra está disponível: slideshare.com/niltondepaiva).

SOBRE O AUTOR
Nilton de Paiva Pinto é Doutor em Letras: Estudos Literários, pela Universidade Federal de Minas Gerais. É professor de língua portuguesa e suas literaturas. Atualmente, é editor assistente da revista Machadiana Eletrônica — revista semestral dedicada à edição da obra de Machado de Assis. Em 2004, o autor recebeu o prêmio destaque do ano na Iniciação Científica — Menção Honrosa, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Em periódicos e revistas especializadas, o autor publicou “A primeira resenha crítica de Machado de Assis: ela diz alguma coisa?”, (Revista MAEL, 2023); “Academia Brasílica dos Esquecidos: história e literatura” (Revista O Eixo e a Roda, 2022); “Quase Ministro: era uma vez um cavalo” (Revista MAEL, 2021); juntamente com o professor e pesquisador José Américo Miranda, editou, em 2007, as poesias de Eusébio de Matos, irmão de Gregório de Matos, para o livro “A Paixão de Cristo Senhor Nosso: desde a instituição do Sacramento na ceia até a lastimosa soledade de Maria Santíssima”; e, em parceria com o ator e diretor Marco Túlio Zerlotini, escreveu, em 2021, o texto teatral “Arrivederci, Ítalo!”, uma homenagem à memória do ator, diretor, professor Ítalo Mudado.

SERVIÇO
Lançamento: Teatro de Machado de Assis: alternativa para a dramaturgia brasileira
Quando? Dia 20 de abril, das 17h às 21h
Onde? Casa do Jornalista (avenida Álvares Cabral, 400, Centro), em BH
Entrada: Gratuita (não é necessário retirar ingressos)
Link para download: https://bit.ly/3HYPW5M

Foto: Nani Pontello